segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Subida da Montanha - Campo Largo: Agora é oficial, dia 22 de agosto é a data do evento

Campo Largo entra para um seleto grupo de cidades que sediam uma prova do tipo "Subida da Montanha". Depois de uma mudança de datas, agora a prova já tem data definida: 22 de Agosto.

Este tipo de competição é um dos mais antigos existentes. Consiste em percorrer um trecho, geralmente com algum ponto de dificuldade, contra o tempo. A idéia de realizar um evento destes em Campo Largo se deve principalmente à paixão pelo automobilismo dos organizadores envolvidos e que, há anos, mantém contato direto e indireto com esportes à motor e, ao sentir que existia uma oportunidade, estão fazendo com que aconteça esta primeira prova.

Data:
A data do dia 22 de agosto de 2010, um domingo, foi cuidadosamente escolhida para que não houvesse coincidência com outros eventos na região de Campo Largo, proporcionando uma grande festa por ser o primeiro evento deste modelo e pode tornar-se uma referência para o automobilismo nacional.

Local:
O local aonde será realizado a prova fica na região de Campo Largo e serve de acesso à Jazida Rio Bonito, pertencente à Cimentos Itambé. O local é um show à parte. A pista é toda de concreto e são poucos os acessos e saidas para outras estradas, facilitando a demarcação e o isolamento para a competição.

Acesse no Google Maps o local da prova: http://migre.me/10UTe
Confira algumas fotos do local: Foto01,  Foto 02Foto 03

Ficou interessado em competir? Serão oito categorias, com custo de inscrição que varia de R$ 250,00 à R$ 350,00. Cada piloto, terá o direito a percorrer três vezes o trecho da prova.

Confira nos links abaixo, os regulamentos da prova e a ficha de inscrição:
Público:
Em breve um guia completo para você assistir à prova

Pilotos:
Em breve, uma lista de inscritos para a prova.

Histórico:
O Hillclimb é também conhecido como “Subida da Montanha” ou “Corrida da Montanha”. Resumidamente, é um esporte à motor no qual os pilotos competem contra o relógio para concluir um percurso em subida, normalmente com uma certa dificuldade. Historicamente, é uma das mais antigas formas de automobilismo. O primeiro hillclimb que se tem notícia aconteceu em La Turbie, região de Nice, França, realizado em 31 de janeiro de 1897. A prova mais antiga ainda existente é a subida realizada na Shelsley Walsh, em Worcestershire, na Inglaterra, que acontece desde 1905.

Na Europa, são costumeiramente disputados nos Alpes, sendo a mais prestigiada a prova FIA European Hill Climb Championship e em trajetos longos, exceto na Inglaterra e Irlanda, aonde os trechos escolhidos são muito curtos e os carros competidores os mais variados.

Nos Estados Unidos, as provas mais comuns são em longos percursos montanha acima e em muitos casos, os espectadores são excluidos ou severamente restritos por razões de segurança. A escalada do monte mais famoso dos E.U.A é o Pikes Peak International realizada em Colorado Springs, Colorado. Este evento foi realizado por muitos pilotos de renome internacional e campeões do rally pelo mundo. Os 20 quilometros do percurso terminam a uma altura de 4.300m.

Diferente do que ocorre no resto do mundo o evento de Subida da Montanha no Brasil não é um esporte automotor de muita tradição. O mais conhecido é o realizado em São Paulo, que denomina-se Subida da Montanha - Pico do Jaraguá. Este evento já está em sua 29ª edição e é organizado pelo Auto Union DKW Club. Porém, este evento destina-se apenas a participantes previamente escolhidos pelos promotores e não é aberto ao público.

No RS também acontecem duas outras provas, a Subida Lagoa da Harmonia em Teutônia e Subida Morro do Borússia localizada em Osório.

Serviço
Data: 22 de agosto de 2010 (domingo)
Horário: 09:00h
Inscrições: 41 8832-6335

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.