segunda-feira, 14 de maio de 2012

S10 atualiza-se e volta a ser opção moderna no segmento

Convivo com a S10 desde 2001. Frequentemente foi companheira de trabalho ou viagem, mesmo que nenhuma das que usei, foi efetivamente minha. O modelo tinha ótimas características, mas que tornaram-se obsoletas com as novidades das concorrentes. Nas últimas versões, o acabamento e itens de série já não eram mais os mesmos de outros tempos, pois o foco passou a ser o preço baixo.

Nova S10, no trajeto montado pela Chevrolet Metronorte, de Londrina.
Bom, isto ficou no passado! A nova S10, lançada em fevereiro, trouxe de volta a marca para a briga no segmento. À convite da Chevrolet Metronorte, fiz uma rápida avaliação do modelo, na versão cabine dupla, diesel 4x4, LTZ.
O modelo desce esta rampa sem usar freio.
O modelo chegou totalmente renovado, alinhando-se com as principais concorrentes. Ganhou a dirigibilidade da sua principal concorrente, a Hilux e isto é ótimo. Esta nova geração de pick-ups tem posição de dirigir muito próxima à de um automóvel. Simplificando, ela se comporta como um Cruze de caçamba. Você tem conforto ao dirigir dos sedans, com a desenvoltura no fora de estrada, que as pick-ups trazem.
Mesmo em terreno acidentado, a torção é mínima.
Na rápida avaliação, realizada em um circuito off road montado especialmente para a ação, avaliei o comportamento dinâmico do carro em situação do fora de estrada. Comparando ao modelo anterior, o ganho em rigidez da carroceria é imenso.
Desenvolvimento foi liderado pelo Centro de Desenvolvimento da GM do Brasil.
Não foi possível avaliar seu desempenho, pois a pista não permitia. Mas o torque, aplicado nas subidas íngremes do trajeto, foi percebido. O motor diesel é totalmente novo, mesmo mantendo a cilindrada do anterior, de 2,8l. Desta vez, a própria Chevrolet fabrica o propulsor, que conta com 180cv e 47,9kgfm de torque, disponíveis a 2000 rpm. O motor conta com turbo de geometria variável e equipam tanto a versão com câmbio manual de cinco velocidades, quanto a automática, de seis, avaliada.

Picape tem a maior capacidade de carga do segmento, com até 1,3 ton.
No interior, um bom espaço interno, painel moderno e inspirado no Camaro e boa oferta de equipamentos estão presentes. São diversos porta objetos espalhados pela cabine, facilitando o uso pelos ocupantes. O espaço é para cinco passageiros, que viajam com conforto na frente e com bem menos aperto que a anterior, atrás.
CD player, MP3, Bluetooth, entrada auxiliar (12V) e mini-USB;
No exterior, destaca-se o visual, desenvolvido com influência mundial, mas comandada pelo Centro de Desenvolvimento da GM do Brasil. Ela adota a solução da grade partida, porém com um resultado visual muito bom. A Pick-up como um todo agrada bastante aos olhos, o que é resultado do bom trabalha realizado.
A versão LTZ conta com controle de tração e estabilidade.
Caçamba tem capacidade para 1061 l.
A S10 nunca perdeu a liderança do segmento, mas já não era opção para quem buscava uma pick-up topo de linha, pois as concorrentes ofereciam mais, cobrando pouca diferença por isto. O que mantinha a S10 no topo eram as vendas da versão de entrada. Vamos ver como ficará o mercado agora, com a S10 jogando forte, novamente.
Novo motor Chevrolet 2.8 CTDI oferece o maior torque do segmento.
Motor 2.4 FlexPower recebeu melhorias.
Novos câmbios com 5 marchas manual ou 6 automática.
Nova caixa de transferência 4x4.
Três versões de acabamento: LS, LT e LTZ
Garantia de 3 anos sem limite de quilometragem.
Doze diferentes configurações estão disponíveis.
Cabine Dupla com 1.208 kg de capacidade de carga
Lanterna utilizam LED’s na iluminação.
Carroceria do tipo "body-on-frame" reduz a torção.
Ficha Técnica S10 Cab. Dupla 2.8CTDI
Motor: Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTDI 4 cilindros
Potência: 180 cv a 3.800 rpm
Torque: 47,9 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: 6L50 - Automática de 6 velocidades
Rodas e Pneus: Rodas 7,0 x 17 e pneus: 255/65 R17
Peso: 2.061 kg
Capacidade de carga: 1.039kg
Tanque de combustível: 76l
Velocidade máxima: 180km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10s3s

Aonde comprar?
Ache a Concessionária Chevrolet mais próxima: http://www.chevrolet.com.br/tools/localize-uma-concessionaria.html

2 comente:

  1. É agora que a Amarok definha de vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não. Testei a Amarok e ela janta todas as demais...

      Excluir

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.

Google+ Followers