segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dicas de mecânica e conservação para seu jipe, depois das trilhas do fim de semana

Chegou a segunda, e o jipão está lá na garagem depois da trilha do fim de semana, certo? Confira algumas dicas simples de manutenção para seu 4x4.

Guincho elétrico demanda de cuidados para conservação.
Muitos off-roader’s não abrem mão de colocar seus 4x4 nas trilhas aos finais de semana, seja ela um passeio rápido ou extenso, uma expedição nova ou alguma etapa de rali de regularidade. Revisões após as trilhas são tão importantes quanto aquelas antes da partida, então confiram as dicas que a Todo Terreno preparou para você!
Detalhe do diferencial.
Diferencial
Esse item é um dos que mais sofre nas trilhas, por estarem expostos na parte inferior dos jipes, passando por pedras, rochas, rios, lama e barrancos. É importante na revisão pós-trilha pedir ao mecânico para verificar o estado da tampa de diferencial e o seu óleo. Esses obstáculos podem danificar a tampa da carcaça e consequentemente componentes mecânicos internos do diferencial, como rachaduras.

Além dos diferenciais dianteiro e traseiro, outras peças da parte inferior ficam a mercê de danos, como o tanque de combustível e a caixa de marcha, por exemplo. Para todos esses itens existem protetores, que ajudam a proteger a peça.
Protetor de câmbio da Todo Terreno.
Hora do banho
Só um jipeiro sabe o prazer de ver seu carro cheio de barro e poeira ao final da trilha. Mas essa alegria tem fim e na hora de levar o carro ao lava jato tenha atenção com a parte de baixo. Use somente jatos fortes de água para limpar todas as partes e na parte inferior não é recomendado o uso de produtos abrasivos. Por isso é importante alertar o profissional que cuida da limpeza de seu jipe ou a acompanhe ao vivo mesmo.

Itens obrigatórios em toda revisão
Jipes são como veículos de tração comum e merecem tratamento especial em itens selecionados de praxe em revisões rápidas. Sempre que deixar seu 4x4 na oficina, peça para seu mecânico verificar o óleo do motor, radiador e liquido de arrefecimento, filtro de ar, óleo de caixa e diferencial, pastilha de freio e disco de freio, ponteiras de direção e barra de direção.

Os reapertos em outros pontos mecânicos também fazem diferença. Os pontos que sofrem mais esforços de torção ou trepidação merecem atenção especial, como o conjunto da suspensão.
Protetor, produto da Todo Terreno.
Cinta
Esse item sofre desgaste, mesmo sendo utilizado esporadicamente, para ajudar a desatolar ou rebocar outro carro, por exemplo. Mas o que muitos donos de 4x4 não sabem é que a água da chuva ou o barro provocam desgaste mais rápido da cinta. A melhor forma para conservá-la é lavando-a com água e sabão neutro logo após o uso.

Gostaram? Agora é só cuidar do jipão e esperar o próximo fim de semana, para curtí-lo.

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