segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Yokohama fornece 600 pneus por etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil

Marca japonesa, que está na categoria desde 2005, comemora nono ano de parceria. A aliança já rendeu o desenvolvimento de novos produtos, expansão para outros mercados e benefícios mútuos de imagem.

Porsche GT3 Cup e Yokohama: nove anos de parceria. Foto: Luca Bassani
Seiscentos pneus a cada final de semana de corridas. A Yokohama, uma das primeiras empresas a acreditar no potencial do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, está na categoria desde 2005, sempre aproveitando a experiência das pistas para testar e desenvolver novos produtos. Em nove anos de parceria, a dobradinha Yokohama-Porsche GT3 Cup Challenge Brasil colheu diversas vitórias. Não apenas nas pistas, mas também em termos de imagem.
Pneus Yokohama: constantes e rápidos. Foto: José Mário Dias
"Trata-se de uma grande marca de pneus associada a uma grande marca de automóveis. A associação é benéfica para ambas", define Arison Souza, diretor de marketing da SCI Pneus/Yokohama. "O público atribui à Yokohama o mesmo nível de qualidade da Porsche." Segundo Arison, o prestígio do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil junto à matriz da Yokohama aumentou ainda mais com o reconhecimento da série brasileira como Internacional pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). "A Yokohama mundial se sentiu extremamente honrada por ter participado do processo que levou à internacionalização", assegura. Atualmente, a Yokohama é fornecedora oficial de campeonatos como o WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo), IRC (International Rally Championship) e Japonês de Fórmula 3. Nos Estados Unidos, a empresa é patrocinadora máster do Porsche IMSA GT3 Cup Challenge. "A nossa participação no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil foi benchmark para a Yokohama dos Estados Unidos entrar na Porsche Cup de lá."
Arison Souza, diretor de marketing da Yokohama. Foto: Chris Fabbri
Cada etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil demanda a disponibilização de cerca de 600 pneus, sendo 400 slicks (modelo Advan A005) e 200 para pista molhada (Advan A006). No final do ano passado, a Yokohama passou a fornecer pneus com um novo composto, mais macio, e com medidas ligeiramente maiores (250/640 R18 na dianteira e 300/680 R18 na traseira), que já estão sendo usados em 2013.
Pedro Abreu, diretor da Yokohama no Brasil. Foto: José Mário Dias
O novo composto permite maior aderência e tem menor desgaste (por dissipar o calor mais rapidamente), ao mesmo tempo em que permite andar mais rápido por ter uma menor resistência ao rolamento. "Por ser mais macia, a borracha adere às menores reentrâncias do piso. Vem daí a maior aderência", explica Pedro Abreu, diretor da Yokohama. "Os carros do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil evoluem e os pneus seguem o mesmo rumo. Uma das qualidades dos pneus da Yokohama é a constância: eles permanecem em condições de andar rápido durante toda a corrida." A categoria brasileira serviu também como plataforma promocional do uso de óleo de casca de laranja na composição dos pneus, uma tecnologia exclusiva da Yokohama.
Equipe da Yokohama no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Foto: José Mário Dias
Arison ressalta que a parceria entre a Yokohama e a Porsche GT3 Cup Challenge Brasil vai muito além de uma associação contratual. "É muito difícil ter no mundo automotivo um relacionamento tão próximo e de cooperação tão intensa quanto o existente entre nós", explica. "Há um envolvimento pessoal dos donos da SCI Pneus, representante da Yokohama no Brasil, com a categoria. Todos participam ativamente, atentos aos detalhes, prestigiando a e atuando inclusive no aspecto operacional para que tudo aconteça da melhor maneira durante os eventos", finaliza o executivo.

E neste sábado a categoria retorna ao Autódromo de Curitiba para disputar mais uma etapa. Confira nos próximos dias todas as informações e cobertura da prova.

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