quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Porsche GT3 Cup usará um novo carro em 2014, o 911 GT3 Cup "991"

Primeiro exemplar do novo modelo foi apresentado a imprensa e pilotos durante o final de semana do GP do Brasil de Fórmula 1.

Porsche 911 GT3 Cup "991": motor de 3,8 litros e 460 cv de potência.
O Porsche GT3 Cup Challenge apresentou em Interlagos a primeira unidade do novo 911 GT3 Cup "991" a chegar ao País. Aproveitando a realização das provas preliminares do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, o modelo que será utilizado a partir de 2014 na categoria Cup foi exposto no Porsche Hospitality Centre.
"Raio X" do Porsche 911 GT3 Cup "991", um carro totalmente novo.
Totalmente renovado, o Porsche 911 GT3 Cup da geração "991" tem várias evoluções em relação ao "997" utilizado atualmente (os números referem-se ao código interno utilizado pela fábrica para designar as diferentes gerações do Porsche 911). Além de ser mais potente, o carro novo tem mudanças significativas que o tornam ainda mais prazeroso de pilotar, estável e seguro. "Nenhum parafuso do modelo atual vai servir no 911 Cup de 2014", resume Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge. O motor de 6 cilindros opostos com 3,8 litros passa a desenvolver 460 cv, dez a mais que o anterior.
Chassi e suspensão totalmente novos: mais estabilidade.
Entre as novidades, Dener destaca o câmbio paddle shift de seis marchas (com borboletas localizadas na coluna de direção, atrás do aro do volante), rodas e pneus mais largos (medidas 280/650-18 na frente e 330/710-18 atrás; antes, respectivamente, 250/650-18 e 300/680-18); freios redimensionados; aerodinâmica mais eficiente, proporcionando mais downforce; sistema de aquisição e análise de dados com mais recursos, desenvolvido pela Cosworth PI; e maior segurança, com banco e estrutura de proteção redesenhados e reforçados.

Nonô Figueiredo, piloto consultor do Porsche GT3 Cup Challenge, participou da etapa da Porsche Supercup realizada em Monza, como preliminar do GP da Itália de F1, e teve a oportunidade de conhecer bem o carro. "Para o piloto, a maior alteração é o câmbio com paddleshift", analisa. "O carro é mais equilibrado que o anterior, graças à evolução de todo o conjunto", prossegue. "O painel fornece informações mais completas para os pilotos. Isso é bastante útil em treinos, pois ajuda a entender o que acontece com o carro e, consequentemente, a chegar ao limite."
Aerodinâmica refinada é uma das novidades do 911 GT3 Cup de 2014.
Outro fator destacado por Nonô no Porsche 911 GT3 Cup "991" é a segurança. O novo banco envolve mais o piloto, garantindo maior proteção e mais conforto. A visibilidade a partir do cockpit também melhorou significativamente. Até mesmo questões relativas a resgate e atendimento médico foram evoluídas. O novo 911 GT3 Cup tem uma espécie de claraboia na capota, permitindo maior mobilidade dos médicos e equipes de resgate nas situações de atendimento.

A equipe técnica do Porsche GT3 Cup Challenge fez um curso na Alemanha para conhecer as técnicas e ferramentas de reparação do novo 911 GT3 Cup "991". A rapidez desse trabalho é um dos aspectos mais elogiados do Porsche GT3 Cup Challenge e faz com que dificilmente um piloto fique fora de uma corrida por avarias causadas por acidentes ou falhas mecânicas.

Em 2013, o 911 GT3 Cup "991" só foi utilizado no Porsche Supercup, o principal campeonato monomarca da Porsche, cujas provas são preliminares dos GPs de Fórmula 1 realizados na Europa e em alguns países do Oriente Médio. Para 2014, a Porsche disponibilizou o 911 GT3 Cup "991" apenas para algumas de suas séries. "Para nós, é muito importante saber que a Porsche Motorsport coloca nosso campeonato no mesmo nível de importância do Carrera Cup alemão e de outros similares existentes na Europa", afirma Dener. Além do carro exposto em Interlagos, as outras unidades do grid da categoria Cup estrearão na primeira etapa da temporada 2014.

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