segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Saiba como avaliar a qualidade na hora de trocar os filtros do carro

Confiram as dicas.

Filtro usado x Filtro novo. 
Não apenas um filtro usado pode influenciar no comportamento do carro, mas também o uso de itens de baixa qualidade. E filtros com baixa qualidade tem menor eficiência e comprometem a durabilidade do motor.

O consultor técnico da MANN-FILTER, André Gonçalves, explica que o meio filtrante de baixa qualidade pode causar danos graves no motor do veiculo. “Um  filtro do ar de  baixa qualidade  tende a permitir a passagem de uma  grande quantidade de impurezas, pois o mesmo não suporta umidade de um dia de chuva. Com a vazão do ar sendo aspirado, o meio filtrante se fecha em blocos aumentando ainda mais a restrição, podendo até rasgar ou desencaixar a vedação. A borda de vedação também é muito importante, pois bordas porosas, muito duras ou muito macias também propiciam a passagem de impurezas”.

No caso do filtro do combustível, partes metálicas podem oxidar e enviar ferrugem para dentro do sistema de injeção do motor. “Os filtros devem conter apenas plástico e o meio filtrante. E se o plástico que compõe a carcaça do filtro for de qualidade inferior, este pode dilatar devido à pressão da bomba e danificar o engate no momento da troca”, afirma.

Já para o filtro do óleo blindado existe uma grande dificuldade de identificação de problemas em função de o produto ser lacrado. São comuns casos em que as válvulas de segurança não vedam adequadamente por serem metal com metal e não abrem no momento correto ou até mesmo que ficam abertas durante o processo de filtragem. “Além destes casos, temos situações onde a válvula anti-retorno não veda adequadamente o filtro, permitindo a passagem de impurezas por alguns segundos durante a primeira partida do dia, chegando a gerar um barulho de batida de válvula e causando um pequeno desgaste”, explica Gonçalves.

Outro problema ocasionado por produtos de baixa qualidade está no meio filtrante, que sobre com altas pressões e altas temperaturas e quase sempre rasgam, deixando passar partículas indesejadas. “O mais indicado neste caso é recorrer às marcas líderes de mercado, como a MANN-FILTER, que dão garantias de um funcionamento adequado do produto”, complementa.

A principal consequência do uso de produtos de baixa qualidade, em todos os casos, é o mau funcionamento do motor, podendo até fundi-lo. “Recomendamos que sempre sejam respeitadas as orientações do manual do proprietário de cada veículo, assim como o tempo de trocas indicadas no mesmo”, completa o executivo.

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.