quinta-feira, 7 de maio de 2015

Manutenção dos filtros de cabine contribui para saúde

Além de colaborar para o bom funcionamento dos veículos, filtros de cabine bem mantidos previnem problemas respiratórios.

Filtros de cabine Mann+Hummel
Manter os filtros de cabine em dia é muito importante para a saúde respiratória. Preocupados com a disseminação do conhecimento com os motoristas, profissionais de oficinas e revendedores, a MANN+HUMMEL®, produtora dos filtros MANN-FILTER, convidou o professor da Uniderp-Anhanguera e médico pneumologista, Dr. Henrique Ferreira de Brito, para dar algumas dicas de saúde sobre filtros de cabine.

Na opinião do especialista, a manutenção adequada do filtro de cabine pode evitar problemas como infecção de vias aéreas superiores, rinite alérgica e outras complicações respiratórias importantes. Confira a entrevista:

MANN+HUMMEL - Que tipos de problemas respiratórios podem ser causados ou potencializados por conta de um filtro de cabine saturado (sujo)?

Dr. Henrique Ferreira de Brito - Diversos problemas respiratórios tais como infecção de vias aéreas superiores, rinite alérgica, hiperreatividade brônquica, crise asmática, pneumonia e diversos outros tipos de inflamações das vias aéreas inferiores.

MANN+HUMMEL - Qual a importância de manter o ar dentro da cabine dos veículos o mais puro possível, levando em consideração a produção de dióxido de carbono (CO²) pelo sistema respiratório do corpo humano?

Dr. Henrique - A função primordial do sistema respiratório é realizar a troca (entrada) de oxigênio (O²) e saída de gás carbônico (CO²). O filtro de cabine, além de atuar contra as mais diversas impurezas do ar (e por isso protegendo o sistema respiratório), atua contra gases tóxicos provenientes do exterior. É importante lembrar que, em um ambiente fechado (como uma cabine) a concentração de CO² aumenta (pela produção do nosso organismo) e, portanto, manter o ar mais puro proporciona um melhor funcionamento e alívio das vias respiratórias.

MANN+HUMMEL - Além do filtro de cabine, que outras ações o condutor pode ter para aumentar a segurança respiratória dentro de um carro?

Dr. Henrique - Manter o interior sempre limpo e conservado (utilizando produtos de qualidade), não fumar e não utilizar o ar condicionado em temperaturas muito baixas, além de sempre manter os filtros limpos.

Os filtros de cabine começaram a chegar ao Brasil em 1996. Atualmente, 70% dos veículos montados para o mercado nordestino e 40% dos veículos montados para outros estados vêm com este item.

Por conta da saturação, o filtro da cabine pode impedir que o ar do ventilador tenha uma vazão adequada. Ou ainda ficar saturado por conta do excesso de umidade do ar condicionado. A sugestão é que se desligue o ar condicionado alguns minutos antes de se desligar o veículo.

A substituição do filtro de cabine varia conforme as condições de uso do veículo e às recomendações do manual. Geralmente, a substituição se dá entre seis meses e um ano.

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.