quinta-feira, 3 de março de 2016

Stock Car 2016 traz mudanças sutis no carro, mas aumentam segurança e eficiência

O JL-G09 começa a temporada mais seguro, mais rápido, mais eficiente e com custo menor às equipes.

Mudanças foram exaustivamente testadas durante a temporada 2015. Foto: Fábio Davini/VICAR.
O carro da Stock Car traz algumas mudanças para a temporada 2016, que começa neste fim de semana com a Corrida de Duplas em Curitiba. Algumas das alterações foram implementadas já durante o curso do campeonato passado, em 2015, como o reposicionamento e redimensionamento dos radiadores de óleo do motor, agora localizados na parte de trás do protótipo aumentando a eficiência na refrigeração e até mesmo na aerodinâmica do bólido.
Novo tanque de combustível, em fibra de carbono, é mais seguro para o piloto. Foto: Divulgação.
Em 2016 outras mudanças entram em prática. A primeira delas é no tanque de combustível. A caixa de alumínio passa agora a ser de fibra de carbono, mais leve, resistente e segura, além de ajudar na absorção de impacto em caso de acidentes. Dentro, uma bolsa de borracha que leva toda a gasolina - como já era no passado. A posição do tanque foi mantida - onde em um carro comum ficaria o assento do passageiro -, mas a peça agora está mais baixa para facilitar a saída do piloto pelo lado direito do carro em caso de necessidade.
Assoalho em carbono traz mais segurança e eficiência aerodinâmica. Foto: Divulgação.
Todo o conjunto da direção também foi substituído. Caixa e bomba de direção foram atualizados por peças mais modernas, mais eficientes e de custo mais baixo. Este também foi um dos itens mais testados durante o ano passado pela JL, empresa que constrói e prepara os carros da maior categoria do automobilismo brasileiro. As pastilhas de freio também mudaram. Duramente testadas durante todo o ano de 2015, o novo material agora é desenvolvido e fornecido pela Fras-le.
Nova frente melhora o arrefecimento de componentes como radiador e freios. Foto: Divulgação.
Na parte da frente, novas mudanças. O assoalho dianteiro foi redesenhado para otimizar o fluxo de ar. Antes confeccionado em madeira e fibra de vidro, o assoalho agora vira uma peça única em fibra de carbono, mais leve e resistente.Assim como as tomadas de ar, também em carbono, agora maiores para permitir uma refrigeração mais eficiente do motor e para os freios, direcionando mais ar para o radiador dianteiro e para os dutos que conduzem aos discos de freio das rodas da frente.

Esta é a última vez que Stock Car passa pelo Autódromo Internacional de Curitiba. Informações sobre ingressos, clique aqui e sobre a programação, clique aqui.

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