segunda-feira, 19 de junho de 2017

Mitsubishi Motorsports: Uma competição que pode mudar seu estilo de vida

O Rally Mitsubishi, que já está na 23ª temporada, disputou etapa em Penha-SC.

Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Ricardo Leizer.
O "Racing" do site não é atoa. Meu esporte preferido é o automobilismo e há muitos anos acompanho tudo o que posso, envolvendo competição automotiva. Mas o rally é uma das modalidades que passei a acompanhar apenas mais recentemente.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Ricardo Leizer.
O rally é a mais democrática das categorias tanto para o público, quanto para o competidor. Não é preciso ter um carro com uma super preparação para competir, nem mesmo uma credencial VIP para estar juntinho dos competidores, conferindo tudo de perto. A modalidade tem duas grandes divisões: velocidade e regularidade. E o Mitsubishi Motorsports é um Rally de Regularidade.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Ricardo Leizer.
A competição, que consiste em cumprir médias horárias dentro do tempo e percurso pré determinado por uma planilha, dá a vitória a quem menos perder pontos. Cada vez que passa adiantado ou atrasado em um ponto determinado do roteiro (PC), perde-se pontos. Com isto, quem anda mais próximo ao determinado, vence.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Adriano Carrapato.
Alguns anos atrás, a convite da Mitsubishi, pude conhecer e competir na categoria Turismo Light, do Motorsports. Foi um vício imediato. Para quem sempre esteve próximo a competições em asfalto, o 4x4 fez com que meu estilo de vida se alterasse quase que instantaneamente.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Adriano Carrapato.
No último dia 10 de junho, a 4ª etapa da temporada do Mitsubishi Motorsports foi disputada em Penha-SC. Na ocasião, recebi novamente o convite da montadora e para esta jornada, escalei para a navegação alguém que nunca tinha sequer visto uma etapa de rally: minha namorada. Como já comentei, a categoria fez com que meu estilo de vida mudasse. Ao conhecer a prova, tirei da cabeça os carros de alto desempenho em pista e abracei uma Pajero 4x4, para poder curtir as provas e também todas as experiências que o off road nos proporciona. E foi com ela que competimos na etapa de Penha-SC.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Adriano Carrapato.
O dia começou com muito frio, mas com o sol forte que surgiu no balneário famoso pelo Parque Beto Carrero World, rapidamente ficou quente e os competidores foram se reunindo para a largada da prova, que acontece de 1 em 1 minuto, de acordo com a categoria e ordem de inscrição na prova.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Adriano Carrapato.
O Mitsubishi Motorports tem quatro categorias e a ordem de largada é a seguinte: Master, Graduados, Turismo e Turismo Light. Nosso carro, inscrito com o número 115, largaria apenas as 9h35 da manhã, para uma jornada de 4 horas de prova. No trajeto, trechos de fazenda, reflorestamento, estradas vicinais com lama, piso cascalhado e liso.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Adriano Carrapato.
A receita tinha vários ingredientes para dar errado, afinal a navegadora não sabia nada sobre a prova e caso algum erro acontecesse, não ia poder repreendê-la, né? Mas não foi isso que aconteceu!
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Adriano Carrapato.
A prova decorreu com normalidade e após 4 horas, os competidores foram recepcionados no Beto Carrero World, aonde receberam os resultados da prova. Na categoria Master, destinada aos melhores, Antonio Magno Aragão e Renan Medeiros venceram. Na Graduados, destina a duplas experientes, a vitória ficou com a dupla de pai e filho João Carlos Resende Rodrigues e João Paulo Teles Rodrigues. Na Turismo, destinada a duplas com experiência intermediária, Sandra Dias e Minae Miyauti, foram as campeãs e na Turismo Light, para aqueles que estão começando, Raphael Abreu e Eber Oliveira conquistaram o primeiro pódio.
Pódium da categoria Imprensa, do Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Ricardo Leizer.
E foi dentro da categoria Turismo Light que competimos, na sub-categoria "Imprensa". E não é a receita de piloto com experiência + navegadora sem experiência alguma deu certo? Conquistamos a vitória e saímos da etapa de Penha-SC no lugar mais alto do pódium, fazendo com que mais uma pessoa já adotasse o novo estilo de vida, pois já está estudando como conquistar uma vitória novamente, agora na sub-categoria "Dupla Mista", na qual competiremos na etapa de Curitiba.
Frame roubado do vídeo do amigo Diogo, do Portal R7.
A próxima etapa do Mitsubishi Motorsports será na região Nordeste, em Aracaju (SE), dia 05 de agosto. A etapa de Curitiba acontece no dia 2 de setembro. Se você quer competir, faça a sua inscrição no site www.mitsubishimotors.com.br.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Ricardo Leizer.
Mitsubishi Pró-Brasil - Ação Social
Além da ação social Mitsubishi Pró-Brasil, que arrecadou seis toneladas de alimentos e 1.100 itens de higiene com as inscrições, os próprios competidores se organizaram para arrecadar roupas e itens de primeira necessidade para as pessoas que foram afetadas pelas chuvas e deslizamentos em Santa Catarina. E o grupo de fãs da marca, Triton 4x4 Club se dispôs a fazer a entrega diretamente nas cidades afetadas.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Adriano Carrapato.
O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Transzero, Clarion, Pirelli, Unirios, W. Truffi, STP, Pilkington, Sideral, Mit Consórcio, ADX, Miolo e Made in Silk.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Ricardo Leizer.
Calendário 2017 - Mitsubishi Motorsports
5ª etapa - 05 de agosto - Aracaju (SE)
6ª etapa - 02 de setembro - Curitiba (PR)
7ª etapa - 23 de setembro - São José do Rio Preto (SP)
8ª etapa - 07 de outubro - Fortaleza (CE)
9ª etapa - 21 de outubro - Campos do Jordão (SP)
10ª etapa - 25 de novembro - Velo Città - Mogi Guaçu (SP)
* Datas sujeitas a modificações.
Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Adriano Carrapato.
Confiram os pódiuns das categorias:
Pódium da categoria Master, do Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Ricardo Leizer
Pódium da categoria Turismo, do Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Ricardo Leizer

Pódium da categoria Turismo Light - Geral, do Mitsubishi Motorsports em Penha-SC. Foto: Ricardo Leizer.

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.