quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Saiba como a cor de um carro influencia nos gastos

Comprar carros já deixou de ser uma experiência onde o futuro proprietário analisa apenas o modelo, tamanho ou potência do motor, sem se preocupar com outros detalhes que impactam diretamente o seu bolso ou o meio ambiente.

Diversidade de cores disponíveis no mercado automotivo.
O mundo mudou, a informação está ao alcance de todos e os critérios hoje, estão mais elevados. Porém, ainda que você não seja nenhum amante da natureza ou filiado ao Greenpeace, saiba que algumas escolhas na hora da compra podem tornar o seu custo diário muito mais alto. Uma opção de cor “errada” e o seu bolso pode sentir bastante.

Pensando nisso, este artigo abordará uma pesquisa realizada por um importante instituto mundial sobre como a cor pode influenciar diretamente nos gastos do automóvel. Acompanhe a leitura.

Estudo sobre a influência das cores na temperatura do automóvel
Isso pode pegar muitas pessoas de surpresa, mas a cor do carro realmente pode impactar nos gastos. O quesito surpresa vem do fato de que sempre se falou sobre o consumo elevado dos carros pretos, porém, sem embasamento de um estudo sério, isso não passava de...história.

Mas, no século XXI nenhuma teoria fica sem um aprofundamento científico. Assim, os estudiosos do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Austrália, resolveram comprovar na prática se essa teoria é verdadeira.

Foram colocados dois Honda Civic, um cinza e o outro preto, exatamente o mesmo modelo de carro, sob a luz solar. Então, depois de apenas 6 minutos, ficou comprovado que veículo da cor preta já tinha uma temperatura de 5,5° Celsius a mais que o veículo cinza.
Por que isso acontece?

A explicação para isso é até simples e de fácil entendimento. Isso acontece pela mesma razão que, num dia de sol na sua cidade, você se sente mais confortável e o clima parece mais ameno se estiver utilizando roupas de tons mais claros; porém, sente muito mais calor se estiver fazendo uso de roupas com tons mais escuros.

O fato é que, cores mais claras (branco, cinza, etc.) refletem até 60% da luz solar, enquanto cores mais escuras (preto, vermelho, marrom) refletem apenas 5%. É por isso que, embaixo de um clima com temperaturas elevadas, veículos de cores mais fortes sempre terão um aumento de temperatura significativo no seu ambiente interior.

Cor x gastos do automóvel
Ok, já explicamos porque veículos com cores mais escuras esquentam mais no calor, mas você pode estar se perguntando: “E como o meu gasto aumenta com isso?” É como um “efeito cascata”, se o carro está mais quente internamente, provavelmente será feito maior uso tanto em tempo quanto em potência/força do ar condicionado.

Se o automóvel conta com um sistema de ar condicionado automático, esse gasto pode ser ainda maior. Os sistemas automáticos diminuem o funcionamento quando a temperatura do carro está estabilizada, minimizando os gastos. Por outro lado, se o veículo estiver sempre com temperaturas mais altas, o ar condicionado irá trabalhar em alta potência, aumentando o consumo.

Assim, é só fazer uma conta simples: maior uso do ar condicionado = maior consumo de combustível = maior impacto no bolso do proprietário.

Climas tropicais x climas mais frios
O interessante é que antes de colocar os resultados de qualquer estudo em prática, devemos comparar com a nossa realidade. Os gastos mencionados no tópico anterior só acontecerão em cidades onde a temperatura é elevada na maior parte do ano – como na maior parte do Brasil.

Todavia, se a pessoa vive em locais com temperaturas mais baixas, o cenário é justamente o contrário. Em lugares de clima gelado, o ar condicionado do carro serve para esquentar o interior do veículo e não esfriar. Ou seja, o ideal é que os compradores optem por cores mais escuras, para manter uma temperatura ambiente mais agradável.

Conclusão
Se antes parecia algo óbvio, porém sem comprovação, hoje já podemos afirmar que a cor do influencia no gasto do automóvel – o que por consequência, impacta nos custos do proprietário. Então, na hora de comprar carros é interessante que você aumente o número de critérios antes da decisão final.

Uma última dica para quem está pensando em comprar ou vender carros seminovos, é utilizar as plataformas online de avaliação de veículos, como a InstaCarro, por exemplo. Essas ferramentas são simples, confiáveis e dão o resultado imediatamente.

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.