quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Range Rover Evoque 2.0T Si4 Prestige: Avaliação do modelo que mudou a imagem da Land Rover

O Range Rover Evoque mudou tudo o que você tinha como referência de estilo, dos modelos Land Rover.

O modelo está disponível nas versões Pure, Dynamic e Prestige
Comparado ao que estamos acostumados, modelos sisudos e clássicos, o Range Rover Evoque muda completamente o estilo da marca. Mas que fique bem claro, mudou apenas o estilo, a essência ainda é a mesma.
Versão avaliada é a Prestige Tech Pack
Lançado em outubro, o modelo chegou às ruas com poucas mudanças em relação ao futurista conceito LRX. Esta semelhança grande com o carro conceito, faz com que ao andar com o modelo nas ruas, você vire o centro das atenções. Poucos são os carros que se destacam de tamanha forma, em relação ao seu preço.
Rodas de aro 20" são opcionais, mas valem o investimento.
Carroceria pode ser de duas ou quatro portas.
A versão avaliada pelo Curitiba Racing é a Prestige Tech Pack, a mais completa da gama. São três as versões disponíveis, sendo que duas podem ser equipadas com o kit Tech Pack:


Range Rover Evoque Pure
A versão é a de entrada. Vem equipada com rodas aro 18 e três opções de acabamento interno: Ebony (preto), Almond (bege) e Cirrus (cinza).

Range Rover Evoque Dynamic
Versão intermediária, tem apelo esportivo. Vem com grade frontal e saidas de ar laterais em tonalidade mais escura, rodas aro 19, bancos com desenho esportivo e em couro. Nesta versão está disponível o sistema de navegação integrada, park assist, que calcula o espaço disponível e realiza automaticamente a manobra de baliza e os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.

Range Rover Evoque Dynamic Tech Pack
Além dos itens acima, agrega rodas de aro 20, bancos concha de design arrojado, sistema de chave inteligente keyless, sistema de câmeras 360° (que monitoram todos os lados do veículo), sistema de som Meridian com 17 altofalantes e 825W de potência, além de sistema de TV analógica e digital e abertura elétrica do porta-malas.

O modelo também é equipado com o sistema Adaptative Dynamics, com amortecedores Magne Ride, que adapta o fluido do amortecedor de acordo com a velocidade, tipo de piso e estilo de direção do motorista para uma condução mais ou menos esportiva, proporcionando excelente estabilidade em altas velocidades.

Range Rover Evoque Prestige
A linha Prestige do Range Rover Evoque foca o luxo e a sofisticação. Por fora, o modelo traz acabamento cromado na grade frontal, nas saídas de ar laterais e nos faróis de neblina. As rodas são aro 19 com acabamento Diamond Turned.

No interior, os bancos possuem desenho exclusivo, sistema de som Meridiam de 11 alto-falantes de 380W, entrada para iPod e duas saídas USB. Ao todo, são cinco opções de cores de acabamento realçadas pelo teto panorâmico.

O modelo traz também sistema pak assist, banco elétricos, ar condicionado automático, sistema de navegação HDD, bluetooth com audio streaming, entre outros.
Versão Tech Pack amplia a gama de personalização, nos modelos Dynamic e Prestige.
Range Rover Evoque Prestige Tech Pack
É a versão topo da Evoque e a avaliada pelo Curitiba Racing. A versão diferencia-se das demais por possuir sistema de entretenimento com duas telas LCD independentes nos encostos dos bancos dianteiros, câmeras 360°, tela de 8 polegadas Dual View, que possibilita ao motorista o acesso a todas as funções do veículo enquanto o passageiro do banco da frente pode assistir, na mesma tela, a um filme ou o programa de TV favorito, já que a versão recebe sinal de TV Digital.

O Evoque é o mais leve, mais compacto e mais econômico Range Rover já produzido.
Interior acompanha a modernidade do exterior, com detalhes bem diferenciados.
Porta malas com 420l de capacidade e abertura elétrica.
Interior acomoda bem cinco ocupantes.
Painel do modelo.
Tela Dual view destaca-se no painel.
Todas as versões são equipadas com o mesmo conjunto mecânico: Motor Transversal, 4 cilindros em linha, 16v, 2.0l, com potência de 240cv e torque de 340nm. Transmissão de seis marchas, com trocas sequenciais.

O desempenho apresentado durante a avaliação foi bom. O carro tem aceleração bastante rápida, sem trancos no acionamento do turbocompressor. O torque aparece em baixo giro, mantendo o fôlego do carro nas mais diversas situações. A aceleração de 0km/h a 100km/h é de 7,6s, segundo a Land Rover. Ainda assim, apresenta um consumo razoável, de 9,28km/l, segundo a montadora. Durante o percurso, o carro apresentou médias semelhantes em seu computador de bordo.

O câmbio que equipa o modelo é automático, de seis velocidades, com trocas no volante. A manopla, se assim podemos chamá-la, é circular e aparece somente quando ligamos o carro. Chamada de Drive Selector, muda com um simples giro. O comportamento deste câmbio poderia ser ligeiramente melhor em arrancadas, quando tem um pequeno atraso, situação que não se repete em movimento, pois reage prontamente a retomadas.
Lanterna traseira
Faróis xenon.
Com seu visual mais moderno, muitos podem achar que o Evoque não tem as mesmas aptidões para o fora de estrada do resto da família. Estão enganados. O modelo tem grande altura em relação ao solo, ângulos de ataque melhores que muitos jipes e tração integral, com o sistema Terrain Response, que adapta as configurações de tração, motor, suspensão e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega.

Podemos selecionar o comportamento para asfalto, aonde o carro fica mais firme e até a cor da iluminação do painel muda para um tom de vermelho ou escolher perfis para andar na lama, neve ou trilhas.
Pode não parecer, mas enfrenta o fora de estada como qualquer Land Rover.
A profundidade máxima na água é de 500mm.
Verlocidade máxima de 217km/h (Divulgação)

"Sopa de Letras"
O Evoque é equipado com diversos sistemas de segurança e conforto, dentre eles:
ABS - Sistema anti bloqueio de freio
EBD - Distribuição eletrônica da força de frenagem
MSR - Controle de torque do motor
CBC - Controle de frenagem em curvas
EBA - Assistente de frenagem de emergência
DSC - Controle dinâmico de estabilidade
HRB - Assistente hidráulico dos freios traseiros
EHD - Desaceleração eletrohidráulica
GRC - Frenagem gradativa em subidas
TCS - Sistemas de controle de tração
RSC - Sistema de controle de rolagem e estabilidade
TSA - Assistente de estabilidade de reboque
TR - Terrain Response
STL - Assistente de aceleração em areia
HDC - Assistente de descida em ladeira
EBL - Sinal de parada de emergência

Seu design remete ambiente urbano, mas enfrenta o off road muito bem.

Preços do Range Rover Evoque
O modelo tem o convidativo preço inicial de  R$ 185.900,00 o que torna o modelo atraente neste segmento.


Versão Pure 5 portas -R$ 185.900,00
Versão Pure Coupé – R$ 192.900,00
Versão Prestige 5portas – R$ 204.900,00
Versão Prestige Tech Pack 5 portas – R$ 255.000,00
Versão Dynamic 5 portas – R$ 208.500,00
Versão Dynamic Tech Pack 5 portas – R$ 259.000,00
Versão Dynamic Coupé – R$ 212.500,00
Versão Dynamic Tech Pack Coupé – R$ 267.500,00


Com todas as características apresentadas nesta avaliação, fica fácil entender a fila de espera e a enxurrada de elogios dos mais renomados jornalistas automotivos em relação ao carro. Ele atrai pelo design, mas entrega bem mais, sem cobrar valores maiores do que a concorrência.

Gostou? Encomende o seu:
Euro Import Land Rover
Concessionária Land Rover – Range Rover no Paraná
Av. Pres. Arthur Bernardes, 118, Seminário – Curitiba | PR
(41) 3312-9800
http://www.euroimport.com.br/landrover/curitiba/

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.

Google+ Followers