terça-feira, 30 de agosto de 2011

Porsche GT3 Cup: Baptista e Lunardi se juntam à lista de vencedores na temporada

Porsche Cup: Duas corridas emocionantes e com muitas disputas empolgaram o público presente ao autódromo de Curitiba.

Largada

Primeiras voltas foram com safety car
Sequência de um dos acidentes

Duas corridas repletas de disputas e em que os pilotos tiveram que usar todas suas habilidades para escapar das armadilhas da pista. Foram assim as provas 9 e 10 da Porsche Cup, realizadas no último dia 20 de agosto, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, e vencidas por Ricardo Baptista e Clemente Lunardi. Constantino Júnior, segundo colocado nas duas provas (na segunda, a apenas 0.6 s do vencedor), assumiu a liderança do campeonato.

A largada da prova 9 foi dada com safety car, com todos os pilotos mantendo as colocações obtidas no grid. A bandeira verde foi mostrada na terceira volta e Constantino ultrapassou Franco e Daniel Paludo para assumir o segundo lugar. Paludo manteve a terceira posição até ser ultrapassado por Cristiano Piquet na quinta volta. Nessa altura, começou a grande disputa da corrida, entre Franco e Marcel Visconde, pelo quinto lugar.
Paludo, quarto colocado, rodou na nona volta e caiu para 11º. Mais duas voltas e um pneu furado obrigou Piquet a parar nos boxes para troca. Franco, Marcel e Clemente Lunardi protagonizavam uma disputa eletrizante pelo terceiro lugar. Lunardi conseguiu ultrapassar Marcel e ficar em quarto, com Franco obtendo seu melhor resultado na Porsche Cup ao terminar em terceiro após uma excelente atuação.
O veterano Marcos Barros teve uma atuação destacada: terminou em sexto lugar, recebendo a bandeirada à frente de Paludo, que conseguiu recuperar várias posições depois da rodada. Charles Reed, oitavo colocado na prova, teve uma bela disputa com Sérgio Ribas nas voltas finais. A colocação obtida na bandeirada deu-lhe o direito de largar na pole position na prova 10, dividindo a primeira fila com Paludo. Nas corridas da Cup, o grid da segunda prova do dia é formado de acordo com o resultado da primeira, com inversão dos oito melhores colocados.
Paludo assumiu a liderança na largada, seguido por Charles, Lunardi, Franco, Baptista, Marcel e Constantino. Na terceira volta, Lunardi e Baptista assumiram os dois primeiros lugares e passaram a protagonizar um duelo emocionante pela liderança. Logo depois, Marcelo Franco causou o maior susto da corrida: ele abriu demais na saída da Curva da Vitória e perdeu o controle do carro ao entrar na grama molhada. Franco encostou de leve no muro e rodou várias vezes na pista, por sorte sem ser atingido por nenhum outro piloto. Franco ainda conseguiu manter seu Porsche funcionando e levou o carro aos boxes para abandonar a competição.
A disputa entre Lunardi e Baptista durou até a volta 12, quando Baptista rodou no S de Baixa e caiu para terceiro. A corrida parecia decidida para Lunardi, mas quem passou a se aproximar foi Constantino. Um novo duelo começou, com final imprevisível. Marcel também se aproximou muito de Baptista, mas não teve oportunidade para tentar uma ultrapassagem. E outras brigas aconteceram entre Piquet, Paludo e Charles. No final, foi exatamente esta a ordem de chegada dos sete primeiros colocados.

Resultado final da prova 9
1º - 27 - Ricardo Baptista, 17 voltas em 26:44.874, média de 140,904 km/h
2º - 00 - Constantino Júnior, a 18.403
3º - 70 - Marcelo Franco, a 22.301
4º - 7 - Clemente Lunardi, a 22.458
5º - 55 - Marcel Visconde, a 22.547
6º - 97 - Marcos Barros, a 51.705
7º - 89 - Daniel Paludo, a 1:00.482
8º - 36 - Charles Reed, a 1:03.882
9º - 63 - Sérgio Ribas, a 1:04.211
10º - 18 - Zeca Feffer, a 1:05.531
11º - 52 - Roberto Posses, a 1:07.748
12º - 69 - Cristiano Piquet, a 1:28.874
13º - 15 - Henry Visconde, a 1 volta
14º - 16 - Ésio Vichiese, a 1 volta
15º - 10 - Adalberto Baptista, a 1 volta
16º - 11 - Omilton Visconde, a 1 volta
17º - 8 - Guilherme Figueirôa, a 11 voltas (acidente)

Desclassificado:
34-Maurizio Billi, a 11 voltas
Não largou:
99-Tom Valle
Melhor volta: Constantino Júnior, 1:26.949, média de 152,986 km/h

Resultado final da prova 10
1º - 7-Clemente Lunardi, 19 voltas em 26:42.790, média de 157,686 km/h
2º - 00-Constantino Júnior, a 0.665
3º - 27-Ricardo Baptista, a 16.898
4º - 55-Marcel Visconde, a 17.643
5º - 69-Cristiano Piquet, a 25.150
6º - 89-Daniel Paludo, a 28.897
7º - 36-Charles Reed, a 31.725
8º - 97-Marcos Barros, a 39.441
9º - 10-Adalberto Baptista, a 39.716
10º - 63-Sérgio Ribas, a 46.143
11º - 34-Maurizio Billi, a 46.501
12º - 52-Roberto Posses, a 46.556
13º - 11-Omilton Visconde, a 48.270
14º - 16-Ésio Vichiese, a 59.995
15º - 15-Henry Visconde, a 1:13.471
16º - 18-Zeca Feffer, a 1 volta (saída de pista)
17º - 8-Guilherme Figueirôa, a 1 volta
18º - 70-Marcelo Franco, a 14 voltas (acidente)

Não largou: 99-Tom Valle
Melhor volta: Constantino Júnior, 1:22.782, média de 160,687 km/h

Classificação do campeonato após dez provas:
1) Constantino Júnior, 184 pontos;
2) Ricardo Rosset, 156;
3) Clemente Lunardi, 153;
4) Ricardo Baptista, 139;
5) Marcel Visconde, 120;
6) Tom Valle, 79;
7) Maurizio Billi, 79;
8) Roberto Posses, 74;
9) Marcelo Franco, 68;
10) Daniel Paludo, 58;
11) Adalberto Baptista, 58;
12) Sérgio Ribas, 54;
13) Guilherme Figueirôa, 51;
14) Charles Reed, 38;
15) Esio Vichiese, 31;
16) Marcos Barros, 29;
17) Omilton Visconde Júnior, 24;
18) Cristiano Piquet, 17;
19) Henry Visconde, 16;
20) Eduardo de Souza Ramos, 15;
21) Zeca Feffer, 7;
22) Danilo Fernandez, 5.

Confiram as fotos da etapa Curitiba:






































0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.