Marca japonesa, que está na categoria desde 2005, comemora nono ano de parceria. A aliança já rendeu o desenvolvimento de novos produtos, expansão para outros mercados e benefícios mútuos de imagem.
Porsche GT3 Cup e Yokohama: nove anos de parceria. Foto: Luca Bassani |
Seiscentos pneus a cada final de semana de corridas. A Yokohama, uma das primeiras empresas a acreditar no potencial do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, está na categoria desde 2005, sempre aproveitando a experiência das pistas para testar e desenvolver novos produtos. Em nove anos de parceria, a dobradinha Yokohama-Porsche GT3 Cup Challenge Brasil colheu diversas vitórias. Não apenas nas pistas, mas também em termos de imagem.
Pneus Yokohama: constantes e rápidos. Foto: José Mário Dias |
"Trata-se de uma grande marca de pneus associada a uma grande marca de automóveis. A associação é benéfica para ambas", define Arison Souza, diretor de marketing da SCI Pneus/Yokohama. "O público atribui à Yokohama o mesmo nível de qualidade da Porsche." Segundo Arison, o prestígio do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil junto à matriz da Yokohama aumentou ainda mais com o reconhecimento da série brasileira como Internacional pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). "A Yokohama mundial se sentiu extremamente honrada por ter participado do processo que levou à internacionalização", assegura. Atualmente, a Yokohama é fornecedora oficial de campeonatos como o WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo), IRC (International Rally Championship) e Japonês de Fórmula 3. Nos Estados Unidos, a empresa é patrocinadora máster do Porsche IMSA GT3 Cup Challenge. "A nossa participação no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil foi benchmark para a Yokohama dos Estados Unidos entrar na Porsche Cup de lá."
Arison Souza, diretor de marketing da Yokohama. Foto: Chris Fabbri |
Cada etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil demanda a disponibilização de cerca de 600 pneus, sendo 400 slicks (modelo Advan A005) e 200 para pista molhada (Advan A006). No final do ano passado, a Yokohama passou a fornecer pneus com um novo composto, mais macio, e com medidas ligeiramente maiores (250/640 R18 na dianteira e 300/680 R18 na traseira), que já estão sendo usados em 2013.
Pedro Abreu, diretor da Yokohama no Brasil. Foto: José Mário Dias |
O novo composto permite maior aderência e tem menor desgaste (por dissipar o calor mais rapidamente), ao mesmo tempo em que permite andar mais rápido por ter uma menor resistência ao rolamento. "Por ser mais macia, a borracha adere às menores reentrâncias do piso. Vem daí a maior aderência", explica Pedro Abreu, diretor da Yokohama. "Os carros do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil evoluem e os pneus seguem o mesmo rumo. Uma das qualidades dos pneus da Yokohama é a constância: eles permanecem em condições de andar rápido durante toda a corrida." A categoria brasileira serviu também como plataforma promocional do uso de óleo de casca de laranja na composição dos pneus, uma tecnologia exclusiva da Yokohama.
Arison ressalta que a parceria entre a Yokohama e a Porsche GT3 Cup Challenge Brasil vai muito além de uma associação contratual. "É muito difícil ter no mundo automotivo um relacionamento tão próximo e de cooperação tão intensa quanto o existente entre nós", explica. "Há um envolvimento pessoal dos donos da SCI Pneus, representante da Yokohama no Brasil, com a categoria. Todos participam ativamente, atentos aos detalhes, prestigiando a e atuando inclusive no aspecto operacional para que tudo aconteça da melhor maneira durante os eventos", finaliza o executivo.
E neste sábado a categoria retorna ao Autódromo de Curitiba para disputar mais uma etapa. Confira nos próximos dias todas as informações e cobertura da prova.
Equipe da Yokohama no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Foto: José Mário Dias |
E neste sábado a categoria retorna ao Autódromo de Curitiba para disputar mais uma etapa. Confira nos próximos dias todas as informações e cobertura da prova.
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