segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Racing Festival: novas categorias nacionais disputarão prova em Curitiba


A Fiat Automóveis em parceria com a RM Racing Events, anuncia duas novas categorias de automobilismo nacional.

O Racing Festival será um evento que reunirá duas categorias para carros – Formula Future Fiat e Trofeo Línea e uma para motos, a 600 SuperSport. O campeonato irá unir tecnologia de ponta, baixo custo de competição e pilotos de todo o país, com início previsto para o mês de abril.

O Racing Festival tem como padrinho e principal incentivador o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa. O objetivo é estruturar uma categoria para dar espaço a novos talentos do esporte nacional e fazer a ponte entre o kart e as principais categorias de fórmulas brasileiras e do exterior. Este tipo de categoria está em falta no Brasil.

As etapas do Racing Festival serão realizadas aos finais de semana no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá corridas no sábado e no domingo, as quais disponibilizarão o mesmo número de pontos na classificação geral. A meta é reduzir custos, já que os pilotos utilizarão as mesmas estruturas e logística durante todo o final de semana, sem prejudicar o lado esportivo do campeonato.

Formula Future Fiat
Categoria para jovens talentos darem andamento na carreira de piloto. Contará com carros 0km importados da França, com motores 1.6 – 16 válvulas FPT Powertrain Tecnologies. A grande vantagem desta categoria é o baixo custo, viabilizando assim a continuidade dos pilotos que saem do kart fazerem uma boa escola nos fórmulas para chegarem ao exterior com uma grande experiência em carros de última geração.

Trofeo Linea
Uma nova opção da categoria turismo nacional. O modelo usado será o Fiat Linea - carro que ainda não emplacou em vendas, mas tem fortes atributos para fazer sucesso nas pistas.

Os carros tem motores T-JET de 1.4 16v turbo, com as seguintes modificações:
- Motor 1.4 Turbo, com preparação para competição, á etanol, com 210 cv
- Câmbio Seqüencial Sadev STR3, importado da França, com seis marchas
- Amortecedores Koni, especialmente desenvolvidos para o Linea de competição
- Dashboard Magneti Marelli
- Freios Brembo de competição, importados da Itália
- Banco em fibra de carbono e volante Sparco

O Linea pronto para correr custa R$ 155.000 e as equipes/pilotos não terão custos de motor, câmbio, amortecedores e combustível durante todo o ano. A FPT Powertrain Technologies e a LG amortecedores, além da Metalmoro, darão todo o apoio na pista durante as etapas garantindo o perfeito funcionamento sem custos, a exceção de eventuais colisões. O etanol será fornecido pela organização, também não terá custos.

600 SuperSport

A motovelocidade também vai movimentar o Racing Festival com uma categoria, que será composta por 10 equipes, cada uma formada por dois pilotos. O regulamento irá proporcionar condições de igualdade dos equipamentos. Esta categoria chega para fortalecer o motociclismo no país.

O Racing Festival tem patrocínio da Fiat, co-patrocínio de Pirelli e FPT, homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo e realização da RM Racing Events, empresa responsável ainda pelo Desafio Internacional das Estrelas de Kart. Além da Fiat, o Racing Festival tem o patrocínio do Santander, Shell, FPT Powertrain Technologies e Pirelli.

O calendário provisório contempla 12 corridas em 6 finais de semana, conforme as seguintes datas:

1ª Etapa
24 e 25 de abril - São Paulo/SP

2ª Etapa
15 e 16 de maio - Rio de Janeiro/RJ

3ª Etapa
24 e 25 de julho - Brasília/DF

4ª Etapa
21 e 22 de agosto - São Paulo/SP

5ª Etapa
18 e 19 de setembro - Curitiba/PR

6ª Etapa
23 e 24 de outubro - Porto Alegre/RS

Para maiores informações os interessados em participar do campeonato podem entrar em contato com a RM Racing Events através do e-mail annamoreno@rmevents.com.br ou pelos telefones (11) 3045-4354 e (11) 3045-6052.

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.