Avaliamos a nova Freelander 2 Diesel 4WD. O modelo surpreende pelo silêncio e pela autonomia, que pode chegar a 972km com um tanque de Diesel.
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Freelander 2 Diesel SE |
Acostumados com outros modelos à diesel que passaram pelo Curitiba Racing, ligar a nova Freelander 2 foi uma experiência diferente. O ronco do motor é muito baixo, mesmo com os vidros abertos. Em marcha lenta, só é possível notar que se trata de um modelo que consome diesel, olhando para o conta giros e seu limite de apenas 4000 rpm. Nem mesmo a vibração, comum em motores deste ciclo, está presente.
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Freelander 2 Diesel SE |
A principal atração da versão avaliada é o motor 2.2 litros SD4 turbo diesel de 190 cv e 420 Nm de torque - a outra opção conta com motor 3.2 litros i6 gasolina de 233 cv e 317 Nm de torque - aliado à uma transmissão automática Aisin Warner AWF21 de seis velocidades.
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Motor 2.2 16V Diesel de 190cv. |
A condução é suave e com muita força sempre disponível. Dados de fábrica apontam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e 190 km/h de velocidade máxima, bem interessantes para um SUV Diesel 4WD com 1805kg. O motor conta com turbo de geometria variável e sistema common rail de injeção de combustível.
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Freelander 2 Diesel SE |
Como todo Land Rover, a capacidade off road é excelente. O modelo conta com a tração integral Terrain Response®, que ao simples giro de um botão, adapta todas as configurações de motor, câmbio e tração do veículo de acordo com o tipo de piso em que se trafega – asfalto, areia, terra/lama ou grama/neve.
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Freelander 2 Diesel SE |
Em nossa avaliação, percorremos trechos urbanos e alguns trechos de estrada, por pouco mais de 100km. Neste percurso misto, o computador de bordo apontou o consumo de 8km/l. No trânsito é que notamos que seu porte não é pequeno, como podemos imaginar. Com 4,5m de comprimento e 2,2m de largura, ela é ligeiramente mais larga do que o modelo maior, a Discovery, o que traduz em um ótimo espaço interno.
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Espaço dianteiro. |
Mesmo com o porte, o carro desenvolve muito bem no trânsito apertado, ao mesmo tempo que trata bem os ocupantes, pois entrega um pacote de equipamentos e conforto muito bom, já nesta versão intermediária de acabamento, que foi a avaliada.
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Espaço traseiro muito bom. |
Falando em versões, são três as disponíveis com motor Diesel:
Freelander S: Versão de entrada, equipada com os itens básicos de conforto e preços de tabela que partem de R$ 149.000,00*
Freelander SE (Versão Avaliada): Equipada com faróis de Xenon, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bancos com ajustes elétricos, som Alpine com bluetooth e capacidade para 6 cds, nove auto-falantes e subwoofer. Ainda completam o pacote as rodas de aro 18". Tem preço de tabela iniciando em R$ 165.000,00*
Freelander HSE: Versão topo de linha, traz os equipamentos das demais versões, mais acabamento do painel em Grand Black Laqueado, bancos com ainda mais conforto, revestidos em couro Windsor. Completam o pacote da versão, DVD com navegação por satélite e teto solar panorâmico. Tem preços de tabela a partir de R$ 198.450,00*
* Consultar valores finais na Concessionária Euro Import Land Rover. Valores informados são os de tabela, podendo sofrer variações.
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Som para 6 Cds e ar condicionado dual zone. |
Com o conforto oferecido pelo baixo nível de ruido, pouca vibração e ótimo pacote de equipamentos, conduzir a Freelander 2 é um imenso prazer. Em contrapartida, o modelo, apesar de ser um Land Rover, é relativamente discreto, chamando pouco a atenção, o que é um ponto favorável em diversas situações.
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Freelander 2 Diesel SE |
A tecnologia Land Rover é mostrada novamente no Sistema Inteligente de Gestão de Potência (IPMS) que utiliza a energia cinética gerada pelas frenagens como fonte de energia para o carregamento da bateria, dispensando a utilização de combustível para tal.
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Painel da Freelander 2. |
No campo da segurança, a Freelander 2 Diesel oferece nove airbags, incluindo um para proteger os joelhos do condutor. A disposição do motor, não apenas aumenta o espaço interno para os ocupantes, mas também garante segurança ao deslocar-se em direção ao solo em caso de colisão, evitando que as partes do motor invadam o habitáculo. Tal fato garantiu que o Freelander 2 recebesse 5 estrelas no teste Euro NCAP, considerado referência mundial em segurança de tráfego.
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Freelander 2 Diesel SE |
Serviço:
Euro Import Land Rover
http://www.euroimport.com.br/landrover/curitiba/
Curitiba: Av. Pres. Arthur Bernardes, 118, Seminário | (41) 3312-9800
Londrina: Av. Tiradentes, 5565| (43) 3373-9800
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Comandos elétricos do banco. |
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Porta malas com 755l de capacidade. |
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Estepe também é em liga leve. |
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Painel de instrumentos. |
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Detalhe do comando dos vidros e som Alpine. |
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A grade imponente. |
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Rodas de aro 18" |
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Conjunto ótico traseiro. |
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Faróis Xenon |
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Tradição Britânica Land Rover. |
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