É oficial: os curitibanos estão entre os brasileiros mais apaixonados por carros! O número de carros usados em Curitiba por habitante é superior ao de qualquer capital. De acordo com o IBGE, há mais de um milhão de carros circulando pela cidade.
Dicas primordiais para evitar riscos e arranhões no seu carro. |
Não parece tanto assim? Saiba que a frota proporcional da capital paranaense já ultrapassou a de São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades mais populosas do país.
Entretanto, esse não é um fenômeno restrito a Curitiba: carros são uma paixão nacional!
Dados de junho de 2016, levantados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), revelam que há mais de 50 milhões de veículos circulando por todo o país, o que representa mais da metade dos meios de transporte usados pela população.
A maior parte das pessoas que busca realizar o sonho de ter o próprio veículo se volta aos carros usados, devido ao melhor custo-benefício da escolha. É possível encontrar bons modelos, com um bom estado de conservação, por preços mais interessantes que os zero quilômetro.
Mas não basta comprar um veículo, mantê-lo o mesmo bom estado que ele tinha na compra é fundamental! Além da melhor aparência, um carro usado bem cuidado é muito mais valorizado na troca.
Felizmente, mantê-lo devidamente conservado não é nenhum mistério. A seguir, você confere 4 maneiras de evitar riscos e arranhões em seu precioso veículo. Mantenha-o com cara de novo por mais tempo! Veja só:
Regule bem os espelhos antes de sair
Você provavelmente cansou de ouvir a importância da boa regulagem dos espelhos do seu instrutor durante a autoescola. Não é para menos: se trata de uma importante e poderosa medida de segurança para evitar acidentes.
Caso seu campo de visão seja restrito, você corre o risco de trocar de faixa e se chocar contra o veículo ao lado, ou de não ver um motorista que está perto de você em uma conversão. Em ambos os casos, uma tragédia pode acontecer.
Além disso, um bom campo de visão é muito importante para evitar raspar em outros veículos e em colunas, principalmente na hora de fazer a baliza ou estacioná-lo na garagem de casa.
A ideia de regular bem os espelhos é que você não tenha pontos cegos, ou que, pelo menos, eles sejam tão pequenos quanto seja possível.
Como saber se os espelhos estão posicionados diretamente? Veja só:
● Espelho retrovisor central: deve estar alinhado de modo que você enxergue totalmente o para-brisa traseiro.
● Espelhos retrovisores laterais: o objetivo deles é de proporcionar uma visão do que acontece a seu redor. Assim, o alinhamento perfeito é aquele que te permite ver o fim das laterais do carro e que proporciona uma visão ampla das faixas a seu lado.
● Espelho retrovisor central: deve estar alinhado de modo que você enxergue totalmente o para-brisa traseiro.
● Espelhos retrovisores laterais: o objetivo deles é de proporcionar uma visão do que acontece a seu redor. Assim, o alinhamento perfeito é aquele que te permite ver o fim das laterais do carro e que proporciona uma visão ampla das faixas a seu lado.
Em resumo, pense na configuração ideal como um triângulo: o retrovisor central é o vértice, e os laterais são responsáveis por formar as arestas, ampliando seu campo de visão.
Invista em carros usados com pintura metálica
A maioria dos carros usados vem com dois tipos de pintura: sólida e metálica, sendo que a segunda é mais cara que a primeira.
A maioria dos carros usados vem com dois tipos de pintura: sólida e metálica, sendo que a segunda é mais cara que a primeira.
Veja a diferença entre elas:
● Pintura sólida: é a pintura padrão que todos os carros recebem na fábrica. Costuma ser oferecida nas manutenções sem custo adicional. Nela, o carro recebe apenas uma camada de pigmento, por meio de esmalte ou laca.
● Pintura metálica: trata-se de uma pintura reforçada, formada por laca acrílica e pó de alumínio. Isso faz com que ela reflita a luz com mais precisão, tornando o carro mais brilhante.
● Pintura sólida: é a pintura padrão que todos os carros recebem na fábrica. Costuma ser oferecida nas manutenções sem custo adicional. Nela, o carro recebe apenas uma camada de pigmento, por meio de esmalte ou laca.
● Pintura metálica: trata-se de uma pintura reforçada, formada por laca acrílica e pó de alumínio. Isso faz com que ela reflita a luz com mais precisão, tornando o carro mais brilhante.
Mas, o que mais a pintura metálica tem de tão especial frente à sólida? Simples: a metálica tem uma durabilidade e resistência muito superiores, o que ajuda a evitar riscos e arranhões muito aparentes na lataria.
Tenha consciência de que isso tem seu preço: um carro usado com pintura metálica vai custar mais que um com pintura sólida, pois é algo oferecido como adicional na hora de comprar um carro zero quilômetro.
Há, ainda, um terceiro tipo, ainda mais moderno: a pintura perolada. Como o próprio nome dá a entender, sua composição inclui pó de pérola. Isso cria um efeito de mudança de cor, dependendo do ângulo de quem vê o carro.
Da mesma forma, prepare o bolso: ela também é um adicional, e pode aumentar o preço do carro em até R$ 2.500.
Prefira carros usados compactos se for motorista iniciante
Todo mundo já dirigiu pela primeira vez, e sabe como esse momento pode ser, ao mesmo tempo, eufórico e tenso. Eufórico, pela sensação de liberdade que dirigir proporciona. Tenso, pela pouca prática e falta de confiança ao lidar com motoristas mais experientes na rua.
A grande dificuldade dos principiantes ao volante, geralmente, é estacionar. No início, é difícil ter confiança nos espelhos e uma noção de espaço adequada.
Portanto, se você for um motorista iniciante, é uma boa ideia preferir carros usados compactos ao procurar seu primeiro veículo próprio. Mais fáceis de conduzir e estacionar, permitem que você vá pegando confiança gradualmente.
Quando você estiver mais experiente, pode partir para os veículos maiores e que demandam uma noção de espaço mais aguçada.
Outra vantagem dos carros usados compactos é o consumo mais baixo. Dependendo do modelo, você pode conseguir rodar até 12 quilômetros com apenas 1 litro de gasolina dentro da cidade.
Evite estacionar próximo a árvores
Nada como encontrar aquela vaga na sombra para estacionar em um dia de sol escaldante, não é
Mas, acredite se quiser, estacionar ao lado de árvores não é uma ideia muito boa para preservar a pintura do seu carro.
O risco mais óbvio é que, em caso de ventos e chuvas, os galhos se soltem e causem os indesejados arranhões em seu carro.
Contudo, há mais um inimigo silencioso à pintura de seu carro, que a maioria das pessoas nem sequer cogita: a resina que todas as árvores liberam pela casca. A exposição a ela pode desgastar a pintura do seu carro.
Não dê margem ao azar: prefira estacionar seu carro em locais privados e cobertos! Além do menor risco de danos e roubos, você que a pintura fique com aspecto de velha ao longo do tempo.
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