quarta-feira, 17 de abril de 2013

Avaliação internacional: Novo Fiesta ST passa pelo teste do Curitiba Racing

Direto da Espanha, o colaborador internacional do Curitiba Racing Gustavo Loeffler, Technical Manager da Yokohama Latin America, avaliou o novo Fiesta ST e traz as impressões do novo Hot Hatch europeu.
Novo Fiesta ST.
Circuit de Catalunya. Novíssimo Ford Fiesta ST. Autorização para acelerar. Essas 3 coisas juntas produzem uma sensação incrível quando você é o felizardo “dono” do pacote.
Gustavo Loeffler.
Na Espanha à trabalho, para a 2ª etapa da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, disputada no Circuito da Catalunya - famosa pista utilizada pela Formula 1 e Moto GP - recebi um convite único. Durante a semana, a Ford Européia apresentou seus novos modelos ST - Fiesta e Focus - e disponibilizou algumas unidades para testes de jornalistas locais e alguns poucos convidados, dentre eles, eu. Com o convite, sou o 1º brasileiro a testar o carro, que é a nova sensação dos jornalistas europeus no momento.
Fiesta ST.
Por ser fã da Ford, especialmente a Ford UK e Ford Europe, fui um dos convidados. Os instrutores da Ford Racing foram extremamente simpáticos e acessíveis, concedendo benefícios durante o teste.
"Invitado" a andar no Fiesta ST.

Fiesta ST
Para a avaliação, fiquei com o primeiro carro da fila, para andar com maior liberdade, sem nenhum outro carro na frente. Foram apenas duas voltas e comecei respeitando a recomendação de não abusar muito. Mas o instrutor que me acompanhava insistia para desobedecer e pisar fundo. Assim, a 2ª volta foi bem mais agressiva e deu pra sentir do que o carrinho é capaz.
Fiesta ST
Desenvolvido pelo Ford Team RS, o carro tem ótimas retomadas, câmbio bastante preciso com engates bem rápidos, suspensão muito bem acertada e calibrada, freios eficientes e equilibrados. O carro se mantém firme nas curvas, muito neutro no comportamento e aceitando muito bem todos os abusos impostos. Rolagem de carroceria? Nenhuma! Understeer? Existe, mas é controlada pelo sistema Ford TVC (Ford Torque Vector Control), que praticamente anula qualquer tendência ao subesterço, esperado nesse tipo de carro com motor forte.
Interior do Fiesta ST.
A posição de dirigir é muito boa, e os belos e exclusivos bancos Recaro fazem bem o seu trabalho, mantendo o corpo firme o tempo todo com algum conforto para o uso diário. O motor 1.6 Ecoboost é valente, não se encolhe em momento algum e não mostra desespero quando se precisa manter os giros perto da “red zone” o tempo todo, sem a impressão de estar no limite.
Fiesta ST.
São 180HP a 5700RPM, um torque de 177lbs/ft e que salta para 213lbs/ft com um overboost nas retomadas, e o turbo de baixa inércia entra rápido produzindo uma faixa de torque que vai de baixos 1600RPM a 5000RPM. O 0-100 é abaixo de 7s (6.9s divulgado), bastante rápido para um carro original que atende a todas as novas rígidas normas de poluição européias. O peso de pouco mais de 1.000 kg, 300 kg de diferença para o novo Focus, faz com que os 180HP do Fiesta sejam bastante divertidos.
Fiesta ST.
Pra quem gosta de acessórios eletrônicos, o que mais se destaca é o conhecido Ford Sync, que reune funções multimídia.
Fiesta ST.
O design exterior dispensa comentários! A nova frente, com o body kit ST, é bastante agressiva e combinada com o belíssimo visual que só as carrocerias 2 portas podem proporcionar - e que nós brasileiros não temos disponível. As cores disponíveis são Spirit Blue, muito próxima do clássico azul Imperial Blue (maravilhoso por sinal!), um vermelho liso ardido Race Red, e um laranja-ouro metálico muito bonito Molten Orange. As rodas de desenho exclusivo de aro 17, na cor grafite, casam bem com o visual do carro. Os pneus são 205/40R17, e funcionam bem no uso esportivo.
As cores do Fiesta ST.
Resumindo, um belíssimo brinquedo para uso diário e brincadeiras nas pistas em track days, que custa na Europa em torno de 18.000 euros, e que vem praticamente pronto para uso, só acelerar sem dó! Previsão para chegar ao Brasil? Não, por enquanto.
Bônus: Focus ST. Visual chega ao modelo nacional este ano.
Focus ST.
A pista de Catalunya.
Gustavo Loeffler, feliz pelo convite para conhecer o Fiesta ST da melhor maneira: Acelerando!






4 comente:

  1. Anônimo2:38 PM

    Cara, parece uma coisa...
    A Ford não tem um carro popular bonito.
    Muito feio esse fiesta ai, eles não deixaram a coisa mudar em relação aos outros, estão mantendo um trabalho de feiura estável.

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  2. Anônimo8:30 PM

    kkkkkkkkkkkkkk
    Gosto é que nem cabelo mesmo...
    Cada um com o seu...

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  3. Anônimo8:31 PM

    Simplesmente lindo esse New Fiesta ST...

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  4. Anônimo4:21 PM

    kkkkk Bonito é o Hb20! Cada um...

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