Direto da Espanha, o colaborador internacional do Curitiba Racing Gustavo Loeffler, Technical Manager da Yokohama Latin America, avaliou o novo Fiesta ST e traz as impressões do novo Hot Hatch europeu.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjclBBEbMRtHj5rAup4fAQ8Fg0vQOUvtp69yRwabVRd4Ob_X_ndC4sN3NU_UTk873Wi_aVips0eEaGMBL39zbO9tlIMfca5dbWcMpvr-dZM5Jq559dYxzwaL3dLHnV9aeo-hGaV/s640/P1010638.JPG) |
Novo Fiesta ST. |
Circuit de Catalunya. Novíssimo Ford Fiesta ST. Autorização para acelerar. Essas 3 coisas juntas produzem uma sensação incrível quando você é o felizardo “dono” do pacote.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKoJgpq_7L_KSnhSM88EdyrdhmTnTZSdgXS1Hu1MJ2KtlC0meVd9ARS21thgPT6XfWYA3wAbAQvsKixAuIOQI-1l-x62WhogF1j4A4UYbMeUnhKmFJJventtQqJapDddjUAxwO/s640/P1010703.JPG) |
Gustavo Loeffler. |
Na Espanha à trabalho, para a 2ª etapa da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, disputada no Circuito da Catalunya - famosa pista utilizada pela Formula 1 e Moto GP - recebi um convite único. Durante a semana, a Ford Européia apresentou seus novos modelos ST - Fiesta e Focus - e disponibilizou algumas unidades para testes de jornalistas locais e alguns poucos convidados, dentre eles, eu. Com o convite, sou o 1º brasileiro a testar o carro, que é a nova sensação dos jornalistas europeus no momento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8OoQw_IzpDUXb840nnMwwEfKFBiUTv1OA2o13k8mBBp9M3a6K0Vlf8-e4ZJx8smT6aBe3EeMmPYsG91q7_9LVCVdrkc39Uq6Hr0DOXQyG2ZVe54T1i3G3m-khi-HbDxHjKhx5/s640/P1010640.JPG) |
Fiesta ST. |
Por ser fã da Ford, especialmente a Ford UK e Ford Europe, fui um dos convidados. Os instrutores da Ford Racing foram extremamente simpáticos e acessíveis, concedendo benefícios durante o teste.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjV8uG4GKhg9MvGw5zOp3wL-z_vrX_aQDdSsDf8whdgCUCwezj92nTQZR__VQzPz5YcxvgMbeckbYD-mRpHk2hLulWTlWk45rwDAhVYRQSiV54tI62BpAgsy5sLs2zUn06JwlrB/s640/P1010776.JPG) |
"Invitado" a andar no Fiesta ST. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1ip8lq3t5sjSWfON1P-BuTGBxwu8Wkp-XnuryrTz-zF7R2P0RWZamOS9Zy71UkUsUZduTkAOZYFNnVf9Ag3ZBh2S7Vkr6EfA-wo100krTu_vbMEYZfPteo1150Ic8Vwqp7XQD/s640/P1010639.JPG) |
Fiesta ST |
Para a avaliação, fiquei com o primeiro carro da fila, para andar com maior liberdade, sem nenhum outro carro na frente. Foram apenas duas voltas e comecei respeitando a recomendação de não abusar muito. Mas o instrutor que me acompanhava insistia para desobedecer e pisar fundo. Assim, a 2ª volta foi bem mais agressiva e deu pra sentir do que o carrinho é capaz.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVqpWu5eHzCiq4DIswBfV7a3JgygfDCixd65sQ3n4FMCjEN8DyBBB8zHSTrMQeKhwvaZQjujc1q8ZGZEvcmk4Dg-A_9dvJiv5Yl9o5tYrZF9_qTrza7XqdN5K8AnwJ7FptZHWv/s640/P1010645.JPG) |
Fiesta ST |
Desenvolvido pelo Ford Team RS, o carro tem ótimas retomadas, câmbio bastante preciso com engates bem rápidos, suspensão muito bem acertada e calibrada, freios eficientes e equilibrados. O carro se mantém firme nas curvas, muito neutro no comportamento e aceitando muito bem todos os abusos impostos. Rolagem de carroceria? Nenhuma! Understeer? Existe, mas é controlada pelo sistema Ford TVC (Ford Torque Vector Control), que praticamente anula qualquer tendência ao subesterço, esperado nesse tipo de carro com motor forte.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaSeLEVeP8BzmzZcDlbXokx2bQJveFe6eFWUNDR8a1zsgpDq41y0nJ_qXHXpWqp06fyop1GBd32OWsisUAQboFIAxxm1RuTlxBG5gdvJeC0LgVMiTh70Zi_tS57aSsI7k2vEsD/s640/P1010642.JPG) |
Interior do Fiesta ST. |
A posição de dirigir é muito boa, e os belos e exclusivos bancos Recaro fazem bem o seu trabalho, mantendo o corpo firme o tempo todo com algum conforto para o uso diário. O motor 1.6 Ecoboost é valente, não se encolhe em momento algum e não mostra desespero quando se precisa manter os giros perto da “red zone” o tempo todo, sem a impressão de estar no limite.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-vRpmEnnq-iPfXa-hLD2dm7HDAhjYJRwVO3HhIjM8ltKHpNphPiSn1EtEElNDsYbJe3KhK3k30hSpyfZ8-hRLZFKG4oIf5FcpcxlsMnHumsfinyTGl6Ex03KNlvw4LsdTh1MX/s640/P1010681.JPG) |
Fiesta ST. |
São 180HP a 5700RPM, um torque de 177lbs/ft e que salta para 213lbs/ft com um overboost nas retomadas, e o turbo de baixa inércia entra rápido produzindo uma faixa de torque que vai de baixos 1600RPM a 5000RPM. O 0-100 é abaixo de 7s (6.9s divulgado), bastante rápido para um carro original que atende a todas as novas rígidas normas de poluição européias. O peso de pouco mais de 1.000 kg, 300 kg de diferença para o novo Focus, faz com que os 180HP do Fiesta sejam bastante divertidos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjm19M5gKzACgVNmg5-CK0_D5BwSVq71zqm9ps7rB_DGhmaQdOlD6DtQoBRh9yKhCm7nHMcYltNvti3UROtv5lEgLVnkKvXxsIGn07fNW5k4WFkjg5HmJAcbzEHpfcilNOzKa8u/s640/P1010641.JPG) |
Fiesta ST. |
Pra quem gosta de acessórios eletrônicos, o que mais se destaca é o conhecido Ford Sync, que reune funções multimídia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4gE2G1tdw-rnbOPghSt97NtrThhxxOOezUa2G5hPnIyMLAgj8s47Pb21qsET3kErWI-MjmmgMPY6BzhqBcjHkNEYZXpOoLvCkqwt_fjeQ9ZcdLNyosTK12a5jOvAl_HhBvMLe/s640/P1010649.JPG) |
Fiesta ST. |
O design exterior dispensa comentários! A nova frente, com o body kit ST, é bastante agressiva e combinada com o belíssimo visual que só as carrocerias 2 portas podem proporcionar - e que nós brasileiros não temos disponível. As cores disponíveis são Spirit Blue, muito próxima do clássico azul Imperial Blue (maravilhoso por sinal!), um vermelho liso ardido Race Red, e um laranja-ouro metálico muito bonito Molten Orange. As rodas de desenho exclusivo de aro 17, na cor grafite, casam bem com o visual do carro. Os pneus são 205/40R17, e funcionam bem no uso esportivo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhm2fpLYIfSsbggFFSFs_VdiQx6bJiohq7y8qPSVyIAyAh4odF4Ksd1aTnKEhvedKSzwjHrHbUMA_SaKp4y57p4_DDigg2XaVrBO7N15tds1VCan0wy4s4LIhgpUoqpcDcazyMe/s640/P1010678.JPG) |
As cores do Fiesta ST. |
Resumindo, um belíssimo brinquedo para uso diário e brincadeiras nas pistas em track days, que custa na Europa em torno de 18.000 euros, e que vem praticamente pronto para uso, só acelerar sem dó! Previsão para chegar ao Brasil? Não, por enquanto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMRDhDhQdJ914_Xnj2HdFFuWzFTUbHZuxhiMGAY1Q9XYiVFbroIPQ9DKfOApLGfjLqb9nm9oZ_EQtMxLz1pUSQzLWVw1hRkyDJDYPNBAz4GQBbSg4OGa_8NIfIdfHEBj6a8rAO/s640/P1010683.JPG) |
Bônus: Focus ST. Visual chega ao modelo nacional este ano. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV5T3Vxt2ko37JD7gxs2aG1_DC1km1nOBLesPqVJXYFoK36lMLRF6r0HjH1wUOF87y3vAXM5JkrRYhW0SyF1pDou8qTS6F24udDp-HBS4qKh9okJ0jQ_KpFhxsHtNuyau32_D4/s640/P1010684.JPG) |
Focus ST. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtkdZz1Yg88R2513zLNGLUEt7V7dnEaNicG4Pu12wAhap9Ejtx6RMI98qKq9QmBJO0Djki8-lCEy4MHFawUtwSwdWCs0KYs_pfogfFcjE1iPQtfXZM69m4bMscwGOoajT5iZTe/s640/P1010692.JPG) |
A pista de Catalunya. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOpTM1o5Gc2Ma_iS1qFXChUiejgBPUUkpGeFuB4iiTMSVGHPVEy5kYNmrE6rMJJ2vfmQhzFpNQf_hryGCQnjeybv7b0LBVqMobU6Uh4auTOa8QXPTYN8uol54LR9Jy7RY_q06m/s640/P1010661.JPG) |
Gustavo Loeffler, feliz pelo convite para conhecer o Fiesta ST da melhor maneira: Acelerando! |
Cara, parece uma coisa...
ResponderExcluirA Ford não tem um carro popular bonito.
Muito feio esse fiesta ai, eles não deixaram a coisa mudar em relação aos outros, estão mantendo um trabalho de feiura estável.
kkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirGosto é que nem cabelo mesmo...
Cada um com o seu...
Simplesmente lindo esse New Fiesta ST...
ResponderExcluirkkkkk Bonito é o Hb20! Cada um...
ResponderExcluir