Autódromo Internacional de Curitiba já recebeu 16 etapas da competição, mesmo não tendo integrado calendário em 1997 e em 2004.
Fórmula Truck em Curitiba. |
O circuito paranaense não figurou no calendário de corridas da F-Truck nas temporadas de 1997 e de 2004. Por outro lado, foi o único a receber duas etapas numa mesma temporada, fato verificado em 2000 e em 2001. Esta é a 17ª vez que a categoria arma sua gigantesca estrutura em Pinhais, para uma etapa que terá em ação de sexta-feira (9) a domingo, nos treinos e na prova, seis pilotos que venceram suas corridas no traçado de 3.695 metros.
De 1996 a 2000, em suas cinco primeiras temporadas, a Fórmula Truck tinha suas etapas compostas por rodadas duplas, com treinos classificatórios distintos para cada corrida de um evento. A primeira rodada dupla em Pinhais foi disputada em 1996 e teve pole-positions do paulista Renato Martins e do paranaense Sérgio Drugovich, ambos com caminhões Scania. Drugovich, na soma dos tempos das duas provas, foi o vencedor da etapa.
Em 1998, na volta a Pinhais, Osvaldo Drugovich Júnior, irmão de Sérgio, marcou as duas poles e foi declarado vencedor da etapa com um primeiro e um segundo lugar – Martins obteve uma vitória. O gaúcho Jorge Fleck, com Volvo, revezou com Drugovich Júnior as poles da rodada dupla curitibana. O piloto paranaense, já bicampeão da categoria, conduziu seu caminhão Scania à vitória nas duas provas e conquistou a etapa.
A primeira rodada dupla curitibana de 2000 teve Fleck marcando as duas poles e ganhando a primeira corrida – na segunda, a vitória foi do paulista Vignaldo Fízio, com Scania. Ainda naquele ano, Roberval Andrade marcou a pole na volta da Truck a Curitiba com um Volvo e venceu a segunda corrida. Na primeira, o vencedor foi seu companheiro de equipe Tiago Grison. A soma de pontos, prática da época, deu a vitória na etapa a Martins, com Scania.
A partir de 2001, a F-Truck adotou o formato atual, de etapas únicas. Foi o segundo ano em que a Truck teve duas etapas em Curitiba. Ambas tiveram domínio de Wellington Cirino, que na campanha para o primeiro de seus quatro títulos marcou as duas poles e conquistou as duas vitórias. Em 2002, o pole na etapa curitibana foi Andrade, já pela Scania. A vitória coube a Beto Monteiro – o pernambucano cumpria sua primeira temporada pela Ford.
Cirino voltou a ser pole em Curitiba em 2003, quando Vignaldo Fízio, pilotando um Mercedes-Benz, obteve sua última vitória na Truck. A categoria voltaria ao autódromo da cidade de Pinhais em 2005, com Fízio conquistando a pole e o catarinense Luiz Zappelini conquistando a vitória na última volta. Em 2006, a pole foi de Renato Martins, com um Volkswagen. O vencedor da prova foi o paulista Vinicius Ramires, pilotando um Mercedes-Benz.
Felipe Giaffone, em sua primeira temporada completa pela Volkswagen, conquistou pole e vitória na etapa de 2007. Em 2008, o pole foi Monteiro, em sua única temporada com um caminhão Scania. Zappelini, agora pilotando um caminhão Volvo, festejou sua segunda e última vitória na categoria. Giaffone voltou a pôr a Volkswagen na pole em 2009, quando Wellington Cirino venceu pela terceira vez no circuito da região metropolitana de Curitiba.
Danilo Dirani é o mais recente vencedor em Curitiba. |
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