Clicar e escrever sobre uma prova, na qual apenas acompanhamos é bem diferente de fazer isto e ao mesmo tempo competir. Confira nossa experiência no Rally Suzuki Adventure, aonde competimos na etapa de Curitiba.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtxmluPeqMQD8e4eQQWLQp5trL9Y_56OHZcj6gsEaa_KpVr-qKDlc91kRNl-0uSPUfhMihyphenhyphenL7PDbdNlC8KLfPd9EcbtBdsIWrPFwsmtQmquB9tJJ67Jrsw6bBeIvHcsZzm437D/s640/06+(1).jpg) |
Dupla do Curitiba Racing e o Suzuki Jimny 4Sun |
A convite da Suzuki, participamos da etapa do Suzuki Adventure, realizada em Curitiba. A competição é um rally de regularidade, focado em proprietários de carros da marca, que podem desfrutar de todos os benefícios que seus Suzuki Jimny e Vitara podem oferecer.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2XgIArJVP1XY1imqyrb4QU-E_HFiCXu9rCHrH9tLIu7YGZ6WFFnLTlOJweEEfBzBocCKnd3uFzR66X6OWkfTi0lsC02wCb2ljyKzCF3e2d0Myee82Wpg7kIsvqHSKSOuBmGPg/s640/36.jpg) |
O Suzuki Jimny antes da prova. |
A competição, realizada em seis etapas em diversos estados do Brasil, faz com que os proprietários de veículos da marca possam competir e explorar os recursos do carro em um ambiente seguro e controlado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2BT7AeWXxPQ-QeTin9iRPDq6s8R5nZY1OP6vRSNuH129kHX5z8fRVPCGJNLT4sI5xaud7PxUa24oRpxOWHlofSPYL-fWyxuOXWciFP6jFcO8_SdSkOIiB-a8XtpLiG3dHCWuH/s640/41.jpg) |
Na noite anterior a prova, o Jimny aguardando a dupla do Curitiba Racing. |
A etapa de Curitiba teve mais de 100 inscritos, nas categorias Extreme, Fun e PRO. Nós competimos na Fun, que é a categoria inicial do Suzuki Adventure. Nossa missão era buscar o melhor resultado possível e trazer um pouco da experiência para vocês.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGyI4vJTHjYG04oPF-VoT0dLcryYnZOZvv_2X6mEnUtEHf4gRyLfnd1FocUSKSw_4qOv_NPYj272coa8rKscN_T_T5rLZawf8CLjSbqY1L4LxKchuUYvZVLVwFX03Dir7vp6F-/s640/DSC_2092.JPG) |
Momentos antes da largada. |
Para a competição, nos disponibilizaram um Suzuki Jimny 4Sun, na cor azul pacífico, inscrito sob o número 22. A versão 4Sun conta com um enorme teto solar de lona, estilo
rag top, que aumenta o prazer em dirigir do pequeno modelo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzTZbO0wmqEQe5pSwlk11rXwKikgTYIOoI-pAS_0ayVrcXIrpqSxLb6-cDKJr_7I1waVwwy42Nw1m4hL_0JoDxo1H27cf8DFAMCIL_JN-e8GY_3Sdxfk58NNm1_PIU8cFtR0Zm/s640/DSC_2111.JPG) |
Planilha revisada. |
A competição inicia no dia anterior, com o briefing de prova, inscrição e adesivação do carro. Tudo isto é feito antecipadamente, pois no dia da competição, a largada é cedo, por volta de 8h da manhã. De acordo com nossa numeração, 22, éramos os terceiros a largar em nossa categoria.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFaMb4HAkg08aw_SL-tiS-lUT7n1zcTuxbgCqUDxE88zCsKfIg-6mBGl3f-mwuRts7s75Z4-TvLoJF0KgzgI17zE0iUVN1UpJsWy0rZwhCIm-Hc8WLiauxDa6p9hEX_j7KBlkl/s640/DSC_20612.jpg) |
Antes da largada. |
A primeira ação a ser tomada é pegar a planilha e marcar pontos que podem gerar dúvida. A planilha é um roteiro de como será a prova. Com marcações de indicação, velocidade e tempo, é essencial para buscar a vitória, pois quem descumpre qualquer item de acordo com o programado, perde pontos e se distancia dos primeiros lugares.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhm2kFs0AZOZ8VNMVTOHU7_yGYo-WH8IGFvk3x1SjveswDRHKhdH2VU7KqEqF8v_0qOEKsANBbmsK_gdpWK9RbfD13gGoC8NSshkYxkSqlQL-mkihjEc2nSHbXrX5882ZjlnZrt/s640/DSC_2164.JPG) |
Fila para a largada. |
Planilha revisada, é hora de olhar o carro, conferir a calibragem dos pneus, preparar cronômetros, canetas e GPS. São poucos mais intermináveis minutos, que nos deixam ansiosos por começar. Com o início da largada, os carros são liberados a cada minuto, para um deslocamento inicial do Parque Barigui até Campo Largo, com tempo de até 17 minutos para cumpri-lo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaepV8CS6mvO13R2yUAbESlbx7O_L-pJk70V4CklACxEinQsL9n582u551kSqIPNLwZBuHWzFgNSte4KTaEXIYU-kepGfeDlW3jWfVzkTBlK_Cu_lDOALWV4xpHAe3BJYTVaoT/s640/DSC_2203.JPG) |
Aguardando para início do trecho cronometrado. |
No neutro - local de parada programada - outro momento de expectativa. Como geralmente o trecho de deslocamento acontece em tempo menor que o programado, são mais alguns minutos de expectativa. A partir do horário exato de largada, a competição começa de verdade. Serão cerca de quatro horas de trechos cronometrados, aonde busca-se seguir o mais próximo do que a planilha determina.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK_tzAG7bR2YT0D5oL6z7SbSdTrMYSj7cv6PRAC7uFlGJoqtOAPnnDziMliXKXiqlBRjiqB_pfB-LkP0qi-ASuXZQGrIQPYfTkikZ1y0jMapJwgAv0Xjlne9EhyphenhyphenH_0Xy_QKSmb/s640/05.jpg) |
O Suziki Jimny na água. |
Os trechos são geralmente programados para ser precorridos com velocidades baixas, menores do que 50km/h. Mas em alguns trechos, a velocidade que pode parecer baixa é bem moderada, pelas condições de piso. Quem pensa que é uma competição parada e tediosa se engana. Piloto e navegador ficam a todo momento controlando tempo, distância e velocidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSj9v0Gy0nGbG8Rs7Z6YHK7lBqLnurEtQhSQjH4L0aEjTXNc1icuPx2xX5THHVh85CLryhN4Vd7rwcn1VHPUDO4cxW7vnzET_hdoa1EbIa_ElzaKB4GWuoZvNL7iTgFuAfXP7a/s640/07.jpg) |
A pedreira de Campo Magro. |
Durante o percurso, um sensor GPS envia a posição exata do carro, fazendo com que a organização crie pontos de aferição, aonde são verificados o quanto próximo do tempo ideal os competidores estão. Cada vez que passa antes ou depois do tempo estipulado nestes pontos, perdem-se pontos. O vencedor da prova é a dupla que menos perder pontos, logo, andar no tempo é o segredo da prova.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjajmJRYbXrPpEwlCnui-EMT-zj4z_Qu6IdKwwKGmYW72xL-7GXOt-76rQie5d7CpN9iA2kXPsVUSoR6dIe9LRfcYAbEyAcuzXGtyKBpo2sNp9OenKDmB8toSjmQPpgvKhKs0VA/s640/DSC_2243.JPG) |
O Jimny na água. |
Na primeira parte da prova cometemos alguns erros de interpretação da planilha, fazendo com que saíssemos do roteiro e importantes pontos fossem perdidos. O trecho tinha várias pegadinhas, fazendo com que a menor desatenção resultasse em erros. E nestes erros, tivemos que recuperar o tempo, fazendo com que a prova ficasse ainda mais emocionante. A velocidade teve que aumentar, para recuperarmos o nosso tempo e não passar em outros pontos de controle atrasados. Com isto, a primeira parte da prova foi cumprida apenas na 26º colocação, de 57 participantes em nossa categoria.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbBuK1lxZqa4Ex02zxDS9GQqaGaCLz_0bqqtBVa1L0TVnvyhBswu_XzqkjFp6VsBiPefBlgIX87cabIZXMbwyMCbhLr786Xuua_-JD9GC196pNqxleVCvG7naS994f_WvufTx0/s640/70.jpg) |
O Jimny na água. |
Entre a primeira parte da prova e a segunda, o neutro era na Pedreira de Campo Magro, famosa pela paisagem. Foi um momento para respirar um pouco, tomar uma água e revisar a planilha para não cair nas pegadinhas. Também momento para tirar a maior parte das fotos que ilustram esta matéria. Local que vale a pena visitar, pertinho de Curitiba e que tem acesso relativamente tranquilo para qualquer veículo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhn3N1eCY02l00tN3c-rVeS6fEqnXFLN7n2wAaWU3bgg2t0-KPcbWJ81ZD3oqgm6uKKZqk7bVfBfOldjrbPw2TE3UpkU3Qayy9KkhOBu4NtGxhJj0QWmiBTztPL44RTKK1dKYrC/s640/DSC_2212.JPG) |
A Pedreira de Campo Magro. |
Fotos feitas, hora de prosseguir. A segunda parte da prova foi mais atenta e não saímos do roteiro previsto. Conseguimos perder poucos pontos e assumimos a 9ª colocação nesta etapa da prova, dentre 57 participantes. Retornamos ao local de largada, o Parque Barigui por volta do meio dia, aonde fomos recepcionados por um almoço e, na sequência, a premiação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsmiVW7RI1TDuRlk_DWArGLI7bAdlXmsEdDXB-9FaPsw5wHg7DOGIvALGeVoTzNl_qZJGa8IhNgJWqXbUH5FGT8Old27ytbzvhd7M3AwEEvb01uOaf-njFSRBb2BT5eW0VUPkp/s640/DSC_23812.jpg) |
O Suzuki Jimny depois da prova. |
Com o resultado ruim da primeira etapa e melhor na segunda, conseguimos terminar a prova na 12ª colocação, o que julgamos extremamente positivo. Voltamos para casa com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que a prova é sensacional. A vontade agora é competir uma temporada inteira. Se você tem um Suzuki, não perca a oportunidade. A primeira etapa já tem inscrições abertas, no site
www.suzukiveiculos.com.br/suzuki-adventure.html
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVVN7OfcnNmF94FIzahwt0WOFEmr2M3Jlo3QvG5yYmwb5_RfRNfWb-8Ful19YwkwPM1HdWp6uaU9Kj-loyQlniohBj_-BXT80jgeNZle31oqdfguEIzMnUwsLxtLdcNOjsU-Y8/s640/DSC_2312.jpg) |
Dupla do Curitiba Racing após a prova. |
0 comente:
Postar um comentário
Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.