terça-feira, 31 de janeiro de 2012

XRC® é a grande novidade do rally brasileiro para 2012

Categoria deve reunir os melhores pilotos e navegadores em carros com tração integral.


O XRC®- Xtreme Rally Car foi apresentado na noite de ontem e chega com o objetivo de trazer de volta o espetáculo ao Rally nacional. Os carros com tração integral e cerca de 330 cavalos de potência devem colocar o Brasil em compasso com a realidade mundial, oferecendo a pilotos e navegadores a oportunidade de mostrar um talento pouco divulgado atualmente.

Mais do que um novo carro o XRC® trás um novo conceito de rally para o Brasil. Nascida da necessidade de evolução a categoria vai gerar uma aliança entre as principais equipes do rally brasileiro, que devem participar ativamente da construção e do desenvolvimento do XRC®.

Carro- O XRC® é, por definição, um protótipo desenvolvido com base em um monobloco de um sedã de 2 ou 4 portas, fabricado em série pela indústria automobilística. Tem, portanto, que conservar as características dos carros base (os “doadores”) como portas, pára-lamas, capô e tampa do bagageiro.
Toda a mecânica do XRC® será comum (motor, câmbio, transmissão e suspensão) a todos os modelos, respeitando uma variação mínima na distância entre eixos original. Isso vai gerar igualdade nas disputas e um verdadeiro show esperado pelos amantes do rally


Desenvolvimento- O XRC® deve ser construído por um grupo de empresas conhecido como Aliança XRC®, onde cada uma delas vai ser responsável por determinados componentes.

Uma equipe (representando uma fábrica ou um grupo independente) que se interessar em construir o XRC® deverá comprar o kit de componentes das empresas que fazem parte da Aliança XRC®. Somente uma equipe terá os direitos de produzir os carros de determinada marca e modelo.



Protótipo- A equipe ProMacchina, do experiente preparador e piloto Maurício Neves, fará o estudo e desenvolvimento da configuração técnica do XRC®. O carro conceito apresentado hoje faz parte desses estudos.
O custo estimado do XRC® é de R$ 200.000,00, muito abaixo, portanto, de qualquer outro carro de tração integral.

Campeonato
A nova categoria, que tem o apoio da CBA, estréia em 2012, sendo disputada em conjunto com as classes 8 e 9 do Campeonato Brasileiro de Rally, envolvendo equipes e carros de diversas marcas. No XRC® existe espaço para uma disputa multimarca, fomentando a competitividade e a participação das montadoras no esporte.

Estão programadas quatro etapas:
Maio: Erechim
Junho: Passo Fundo
Setembro: à definir
Novembro: Curitiba





O twitter oficial da categoria é o @xrcbrasil e a página no no facebook é fb.com/XRC®BRASIL.

XRC® A geração 4x4 do rally Brasileiro!

Fotos: José Mário Dias

1 comente:

  1. vinicios12:14 AM

    Show, ancioso para ver os XRC@ levantando poeira...

    ResponderExcluir

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.