segunda-feira, 6 de maio de 2013

Curitibano Augusto Farfus vence a etapa de abertura do DTM, em Hockenheim

A temporada não poderia ter começado melhor para Augusto Farfus. Na corrida de abertura da temporada no circuito alemão, o que se viu foi a festa brasileira e da BMW, que fez dobradinha com o alemão Dirk Werner em segundo.

Brasileiro largou da segunda posição para vencer a etapa de abertura do DTM
Além de ter sido o primeiro brasileiro a vencer no DTM, Augusto Farfus Jr. também se tornou o primeiro a liderar o importante Campeonato Alemão de Turismo, ao conquistar a vitória da primeira etapa da temporada. Essa foi a terceira corrida consecutiva que o brasileiro subiu ao pódio e sua segunda vitória na categoria.
Essa foi a segunda vitória do brasileiro na categoria e o terceiro pódio seguido
O curitibano completou em primeiro lugar as 42 voltas de uma corrida que teve um início movimentado, no autódromo de Hockenheim. Na largada, o pole Timo Scheider, da Audi, manteve a liderança com Farfus colado segundo no mesmo ritmo durante as primeiras quatro voltas, quando o brasileiro conseguiu a ultrapassagem. Na volta seguinte, o Safety Car foi acionado devido às chamas no carro do francês Adrien Tambay, que com problemas no seu Audi o estacionou ainda na pista antes da entrada do complexo chamado de "Estádio", no último trecho da pista.
Farfus ainda marcou a volta mais rápida da corrida em Hockenheim
Com a intervenção, os líderes optaram por fazer a primeira das duas paradas obrigatórias. Após um pit-stop de 3.3s, Farfus voltou na terceira posição atrás de Scheider e do estreante alemão Pascal Wehrlein, da Mercedes, que optou por não parar. A relargada aconteceu na 8ª volta, e aí veio a parte dura da corrida para o brasileiro. Com uma estratégia diferente da maioria, Augusto teve de gerenciar o desempenho dos pneus duros e, como esperado, não conseguia manter o mesmo ritmo em comparação aos pilotos com pneus macios e aos poucos foi perdendo posições e espaço para os ponteiros. Mas era uma questão de paciência e tempo. Na volta 24, a equipe RBM chamou o curitibano para sua segunda e última parada obrigatória, recolocando os pneus macios, o que proporcionou melhor performance à BMW M3 de Farfus.

A partir daí a corrida virou a favor do brasileiro. Já tendo usado os pneus duros e cumprido o regulamento - que obriga o uso dos dois compostos -, Augusto pôde imprimir ritmo forte e fez a estratégia funcionar com tempos de volta cerca de um segundo mais rápidos que os principais rivais, recuperando espaço para assumir a liderança na volta 32, quando o alemão Christian Vietoris e o inglês Gary Paffett completaram a segunda parada. Ainda com bom ritmo, Augusto esperou a parada do alemão Dirk Werner, último a entrar para os pits, para assumir a ponta em definitivo até a bandeirada.

Vitória mais que festejada pelo curitibano, que agora lidera o campeonato com 25 pontos contra 18 do seu companheiro de montadora Werner e 15 de Vietoris. Augusto defenderá a liderança em Brands Hatch, na Inglaterra, daqui a duas semanas, quando o DTM volta à pista no histórico circuito inglês.

Confira o resultado final da etapa de Hockenheim:
1) Augusto Farfus - RBM BMW - 42 voltas - 1h10min11s583
2) Dirk Werner - Schnitzer BMW - a 3.692
3) Christian Vietoris - HWA Mercedes- a 9.675
4) Gary Paffett - HWA Mercedes - a 12.613
5) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - a 13.212
6) Timo Scheider - Abt Audi - a 13.753
7) Joey Hand - RBM BMW - a 14.100
8) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - a 14.477
9) Marco Wittmann - MTEK BMW - a 17.894
10) Roberto Merhi - HWA Mercedes - a 19.537
11) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 20.902
12) Daniel Juncadella - Mucke Mercedes - a 26.169
13) Martin Tomczyk - RMG BMW - a 30.904
14) Jamie Green - Abt Audi - a 41.166
15) Miguel Molina - Phoenix Audi - a 43.535
16) Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - a 54.077
17) Andy Priaulx - RMG BMW - a 2 voltas

Não completaram:
Mattias Ekstrom - Abt Audi
Edoardo Mortara - Rosberg Audi
Timo Glock - MTEK BMW
Robert Wickens - HWA Mercedes
Adrien Tambay - Abt Audi





0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.

Google+ Followers