quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

BMW Experience: Voltas rápidas com seis máquinas BMW e MINI

A convite da BMW, avaliamos seis modelos das marcas BMW e MINI, no Autódromo de Curitiba, durante o BMW Ultimate Experience. Confiram as nossas impressões sobre o MINI Coupé, MINI Roadster, BMW 320i, BMW 328i, BMW 528i e BMW 125i.

MINI Coupé S JCW
MINI Coupé.
O MINI Coupé S já é um grande conhecido. Mas a versão John Cooper Works, não. Avaliamos ele direto no seu melhor habitat: a pista. Com 211cv, o carro é um autêntico modelo de competição. Possui rigidez estrutural muito grande, estabilidade incrível e respostas rápidas. As voltas a bordo dele foram excelentes. Desde a linha 2013, os modelos JCW passaram a adotar o câmbio automático, assim como as demais versões. Mesmo contando com trocas no volante, a experiência das trocas manuais ainda leva pequena vantagem. O ponto forte é que as trocas são feitas rapidamente e o modelo reduz as marchas pelas borboletas sem muito esforço, facilitando o uso em condições extremas.

MINI Roadster S JCW
MINI Roadster
Semelhante ao modelo Coupé, a única diferença que imaginávamos era um comportamento mais "mole", por não contar com a capota rígida. Ledo engano, pois ele se comportou tão bem quanto o restante da linha MINI. Seus reforços estruturais fizeram com que a dirigibilidade praticamente não se alterasse em relação ao modelo fechado. Foram mais algumas voltas de puro prazer ao dirigir, levando o MINI a situações perto do limite, explorando o tão falado comportamento de kart do modelo. Mesmo andando forte, em nenhum momento passou a sensação de perda de controle. Foi extremamente na mão o tempo todo, provando que seu lugar é nas pistas mesmo.

BMW 320i
BMW 320i
Modelo avaliado já pelo Curitiba Racing, mas em uma condição diferente, também. Durante a primeira avaliação, andamos apenas na cidade. Agora, em pista, a história é outra. Com oito marchas e trocas na alavanca, o modelo já traz um comportamento mais prazeroso na condução esportiva. A suspensão dos BMW priorizam a estabilidade, convidando a levar os carros da marca ao limite. Na versão 320i, o motor que é o suficiente para o dia a dia, obviamente não é o ideal para as pistas. Mas isto não desabona em nada o carro, que tem um acabamento excelente, uma dinâmica de condução irretocável e que possui 184cv para deslocar o modelo com elegância e uma dose de esportividade, na condução diária.

BMW 328i
BMW 328i
Obviamente melhor que a 320i, a versão aproveita os 61cv a mais para entregar mais esportividade na condução em pista. Com o mesmo câmbio de 8 marchas e o motor com uma programação diferente, para entregar 245cv, o 328i traz mais desempenho, fazendo com que chegue mais rápido a próxima frenagem da pista do Autódromo de Curitiba. Com o comportamento dinâmico bem próximo ao da 320i, não tivemos novas surpresas ao conduzi-la no limite. Não é atoa que a versão é um ícone entre os entusiastas, pois entrega o melhor que um carro pode oferecer, para os entusiastas.

BMW 528i
BMW 528i
O acabamento "M5" instalado na 528i nos fez pensar no que uma M5 autêntica poderia fazer. Mas com o motor de 245cv, e tamanho bem maior do que a série 3, o modelo não se sente tão à vontade em uma pista de competição. Não que seja inadequado, afinal é um BMW, mas nota-se que seu lugar é em uma grande estrada, com quatro ocupantes confortavelmente a bordo, em uma viagem longa e prazerosa. Levá-la ao limite é interessante, mas após andar com a série 3 e os MINI, a Série 5 acaba não entregando toda a esportividade dos demais modelos. Mas isto não é ruim, pois o foco dela não é este mesmo.

BMW 125i
BMW 125i
De longe o melhor modelo avaliado no evento. A versão 125iM entrega 218cv, com um visual bem esportivo, que já atiça ao primeiro olhar. O cambio de oito velocidades, com trocas sequenciais na alavanca, instiga a acelerar forte e foi o que fizemos. O comportamento foi excepcional. A cada curva a vontade era buscar o limite, que nunca era alcançado. Precisaríamos de mais umas 10 voltas para explorar tudo o que o modelo tem a oferecer. Com bancos envolventes. acabamento esportivo, motor TwinPower turbo com respostas rápidas, o Série 1 é um autêntico BMW puro sangue, que cativa o fã de carros com tocada esportiva e agrada em todos os sentidos. De todos, este foi o BMW que mais gostamos.

1 comente:

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.

Google+ Followers