Acostumados aos grandes e brutos jipes, o porte do Suzuki Jimny faz com que muitos não acreditem no que ele é capaz.
|
Suzuki Jimny 4Sun. |
Subestimado pelo tamanho, o pequeno Suzuki Jimny é bravo no que se propõe, o fora de estrada. Para ver o que o modelo oferece, o avaliamos durante a etapa do Suzuki Adventure em Curitiba.
|
Suzuki Jimny 4Sun. |
A bordo de um modelo 4Sun, com um excepcional teto solar de lona e na linda cor Azul Pacífico, fomos para a prova com missão dupla: fazer uma boa classificação no incrível rally da marca e ver como se sai o pequeno guerreiro. Já de cara o modelo esbanja simpatia, com seu porte compacto, boa oferta de equipamentos e o foco na diversão. E é esta a síntese do Jimny, a diversão.
|
Suzuki Jimny 4Sun. |
São quatro versões disponíveis. A 4All é a voltada para o dia a dia, com trilhas no fim de semana. A versão 4Sport, ao contrário, é preparada e voltada para o fora de estrada pesado, sendo menos indicado para o uso urbano. A 4Work é uma versão comercializada por encomenda, com foco no trabalho. Possui interior lavável e vários itens voltados ao uso profissional.
|
O interessante teto solar do Suzuki Jimny 4Sun. |
A que usamos para a avaliação, a 4Sun, é a mais interessante de todas, pois reúne a praticidade do uso urbano, sem deixar de lado o off road. Soma-se a isto o fantástico teto solar, fechando o pacote ideal para o Jimny, caso sua necessidade não seja o off road pesado.
|
Suzuki Jimny 4Sun na famosa pedreira de Campo Magro. |
A versão avaliada conta com vidros, trava e espelhos com regulagem elétrica, ar condicionado, direção hidráulica, teto solar elétrico, faróis de neblina e tração 4x4 com reduzida e acionamento elétrico. Air bag e abs ainda não contam na lista de equipamentos.
|
O teto solar do Suzuki Jimny 4Sun. |
O trajeto para a avaliação não poderia ser o mais indicado. Os mais de 100 km da prova do Suzuki Adventure puderam mostrar os atributos do Jimny. O trajeto envolveu rodovias, estradas sem pavimentação, trechos esburacados, lamas leves, muita poeira e um pouco de água. Uma amostra de tudo o que pode fazer.
|
Suzuki Jimny 4Sun. |
Já nos primeiros contatos, nota-se que a suspensão não faz tanto o carro pular nas irregularidades. Isso é ótimo, pois nos buracos do fora de estrada, uma parte dos solavancos não chegam aos ocupantes. Com sua grande altura do solo e entre eixos curtos, o Jimny enfrenta trilhas estreitas, facões e outras dificuldades com tranquilidade.
|
Motor do Suzuki Jimny 4Sun. |
Aparentemente fraco, o motor 1.3 16V de 85cv levou o Jimny com bastante agilidade pelas belas paisagens de Campo Magro. O câmbio tem engates precisos e a tração é acionada facilmente, fazendo com que o carro sempre esteja à mão. Outra característica interessante é o pequeno raio de giro, que facilita quando erra-se a entrada da trilha e retornar rápido é essencial.
|
Suzuki Jimny 4Sun antes da trilha. |
Percorremos alguns trechos com lama moderada, muitos buracos, subidas, descidas, estradas de cascalho e em momento algum o Jimny negou os desafios. E isto que estava totalmente original. Com algumas adaptações, comuns para os praticantes do off road, os obstáculos ficam ainda mais fáceis de transpor.
|
Interior do Suzuki Jimny 4Sun. |
O espaço interno é bom na frente e razoável atrás. Como um bom jipe, o porta malas é quase ilustrativo. Mas nem é o objetivo do Jimny ter um grande porta malas ou espaço para vários ocupantes. A proposta é a diversão a bordo, levando o seu piloto a conhecer paisagens diferentes e nunca deixar que o fim de semana caia no tédio.
|
Suzuki Jimny 4Sun depois da trilha. |
Vocês testaram ele em uma poça d'água! Coloquem ele num verdadeiro lameiro, vamos ver se o japonês não chora.. hahahah viva o Willys!
ResponderExcluirJá cansei de rebocar Willys com meu Samurai :(
Excluirkkkkkkkkk
Excluir