domingo, 13 de novembro de 2011

Audi driving experience: Impressões ao dirigir do A1, A4 Avant e TTS

O Audi driving experience foi realizado em Curitiba, durante a etapa do Audi DTCC. Evento reúne a linha Audi para testes com convidados especiais.

Audi RS5
O Audi driving experience disponibiliza a linha Audi para testes, com o objetivo de levar a clientes a uma oportunidade de condução única e exclusiva dos modelos da marca, sempre acompanhados por uma equipe de instrutores.
Linha Audi disponível para test drive.
Com orientação de grandes pilotos, que no caso de Curitiba foi de Maurizio Sala, os convidados podem explorar os recursos e desempenho dos modelos na pista do Autódromo de Curitiba.
O SUV Q7
Carros que estavam disponíveis para avaliação
No evento, o fotógrafo do Curitiba Racing Camilo Fontana foi convidado à avaliar 3 modelos: Audi A1 1.4 l TSFI, Audi A4 Avant 2.0 L TSFI e Audi TTS. Confiram as impressões do modelo:


Audi A4 Avant 2.0 L TSFT - 180cv
Audi A4 Avant 2.0 L TSFT - 180cv
O primeiro modelo avaliado, foi a A4 Avant. Com um motor de 2.0 litros, turbo e 180cv a perua não faz feio na pista. Porém, na frente haviam 3 Audi TTS e atrás um A5, que tinham desempenho superior.

Foram três voltas, sempre atrás do carro madrinha, um TTS pilotado por Maurízio Sala. Este primeiro teste drive serviu para pegar novamente o jeito da pista, pois haviam mais de 4 anos que não andava por ela.
Audi A4 Avant 2.0 L TSFT - 180cv, na cor Prata Gelo.
O comportamento do carro mostra claramente que mesmo potente, o foco ainda é familiar e não esportivo O modelo tem suspensão firme, mas a impressão é a de que vai desgarrar pois o rolamento (lateral) é alto, mesmo com essa sensação ela contorna as curvas de forma satisfatória, não chega a transmitir insegurança.

Para o que se propõe, ser um carro familiar com pretensões mais esportivas, o carro se apresenta capacitado. Quem busca uma tocada sempre esportiva precisa usar de técnicas, pois a aceleração tem um atraso até que a turbina consiga alimentar o motor e gerar potência, principalmente em retomadas de curvas.
Audi A4 Avant 2.0 L TSFT - 180cv
Audi TTS 2.0 L TSFI - 272cv
Instantes após deixar a A4 Avant, o próximo modelo foi o esportivo TTS. Ele conta com motor turbo de 272cv, quase 50% a mais do que a Avant. Com tamanha potência faz de 0-100 e 5,2s, o giro sobe mais rápido e a cada troca de marcha tem um leve estouro de escape, típica dos carros esportivos. O fato de ser mais baixo, leve, suspensão mais rígida (com amortecedores magnéticos) e a tração nas quatro rodas faz com que o Audi TTS tenha melhor resposta no autódromo, contornando as curvas com voracidade impressionaste.
Audi TTS 2.0 L TSFI - 211cv, na cor Cinza Dakota.

Foram também três voltas, agora já novamente adaptado com a pista e com um equipamento à altura. Foram voltas no limite estipulado pelo carro madrinha, fazendo com que o carro chegasse sem esforço aos 200km/h no fim da reta. O painel mostrava que ele poderia ir mais, principalmente se fosse usada a versão S do cambio que esticaria mais cada uma das 6 marchas do cambio, que conta também com dupla embreagem, porém para levá-lo até lá com segurança, eram necessárias mais algumas voltas.

Outra coisa bacana são os freios, muito potentes, discos de 17" na dianteira com todos os recusros anti travamento e distribuição de frenagem, e frear sem dó depois dos 200m dá uma sensação indescritível.

Ao contrário da A4 Avant, o comportamento é bem esportivo e pede uma tocada à altura. Mais firme, contorna curvas de forma impressionaste, escutar os pneus cantando baixinho e o carro não dar nem sinal de desobedecer, enfim o TTS é cativante.
Audi TTS 2.0 L TSFI - 211cv, na cor Preto Brilhante.
Audi TTS 2.0 L TSFI - 211cv, na cor Laranja (catálogo).
Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv
Por fim, foi a vez do lançamento da marca, o A1. Com um porte ligeiramente menor do que o A3 fabricado no Brasil, ele é o menor Audi da linha. Equipado com motor de 122cv, 1.4l turbo, tem o objetivo de fazer concorrência à BMW série 1 e MINI Cooper. Ele tem design mais conservador, segue a identidade da marca, assim como o desempenho!

Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv, essa em Vermelho Misano foi a unidade testada.
Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv
Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv
Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv Preto brilhante
Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv

Após ir para a pista com o TTS, achei que seria um pouco decepcionante o A1. Pelo contrário. Ele obviamente tem um desempenho mais modesto, mas é muito prazeroso ao dirigir esportivamente. Pelo porte, foi mais fácil explorar os limites do carro, que facilmente se distanciava das enormes, mas super potentes Q5 e Q7 que vinham atrás.

Na reta, chegou a 170km/h. Vale lembrar que a reta do autódromo é plana e exige que o carro faça tudo sozinho. Pelo desempenho, é um carro a se pensar com carinho.

Os que ficaram para a próxima:
A3 e TTS Prata Gelo
A5 Sportback Branco Ibis
Q7 Branco Ibis
RS5 Azul Scuba
RS5
RS5
R8
R8
Uma limpeza para as fotos.
R8 Lava Gray

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