terça-feira, 22 de novembro de 2011

Volvo S60 T5: Sedan da Volvo anda e para sozinho

O Curitiba Racing avaliou o Volvo S60 T5. Confiram as impressões sobre o modelo.

S60 T5 240cv
Lançado em março na versão T6 de 304cv e tração integral e em julho nas versões T4 (1.6T de 180cv) e T5 (2.0T de 240cv), o novo Volvo S60 é atualmente o único sedan da marca no Brasil. Junto com o Crossover XC60, são os modelos mais vendidos da marca, que ainda tem no show room o hatch C30 e o outro Crossover XC90.

A marca, tradicionalmente associada a segurança, não a deixou de lado neste modelo. Com um pacote tecnológico inovador, o carro tem equipamentos eletrônicos que visam reduzir e até mesmo impedir acidentes.

O City Safety é um dos sistemas presentes no modelo. A função dele é evitar pequenas batidas principalmente atropelamentos, fazendo que o carro pare sozinho caso encontre um obstáculo à frente, em velocidade de até 40km/h. Avaliar o sistema causa uma estranhesa e a dúvida sobre seu funcionamento. Porém fui surpreendido e em nenhum momento o sistema apresentou tendência a falhas. E se ainda assim alguém for atingido pelo carro, o para-choque de plástico e o capô de alumínio, reduzem as consequencias do impacto.

Durante a avaliação, uma pessoa surgiu na frente do carro e prontamente foi emitido um sinal sonoro e visual e antes mesmo de reagir, o carro já diminuia a velocidade sozinho. Interessante para momentos de distração.

Outra verdadeira atração é o piloto automático adaptativo. Ao contrário dos pilotos automáticos tradicionais, em que você apenas programa uma velocidade e ele a mantém, no Volvo S60 o sistema é programado para fazer todo o gerenciamento da velocidade, distância, reduções e aceleração.

Para usá-lo, é necessário programar a velocidade e a distância desejada do carro da frente, em comandos intuituvos localizados no volante. Neste momento, o carro assume as funções de acelerar até a velocidade desejada, manter a distância programada e fazer frenagens e acelerações para mantê-las. Na avaliação em estrada, programamos 110km/h em uma estrada duplicada, de grande fluxo. O Volvo S60 acelerou até a velocidade programada, mantendo uma distância média do carro da frente. No momento em que um caminhão veio para a faixa da esquerda, ainda distante do S60, o carro já começou a diminuir a velocidade. No momento em que o caminhão voltou à faixa da direita, a aceleração foi retomada até aos 110km/h, sem nenhuma nova intervenção do motorista, que precisa apenas comandar o volante. A atração é disponível de série nas versões T5 e T6 e indisponível para a T4.

Falando em aceleração, o modelo avaliado é a da versão intermediária, que conta com um motor 2.0l, de 4 cilindros turbo, com 240cv, e velocidade limitada à 230km/h. O câmbio é automático de seis velocidades, com trocas sequenciais na alavanca, mas sem comandos no volante. A tração é dianteira e o modelo conta com freios ABS e EBA, além do sistema de controle de estabilidade e tração, DSTC e o sistema anticapotamento, que entra em ação nos momentos de emergência, o RSC.

O desempenho da versão é muito bom, com rápida aceleração e retomadas de velocidade. O conjunto câmbio automático + motor turbo demanda alguns segundos para reação e em alguns momentos chega a incomodar. Porém, no uso normal do dia a dia a característica passa quase que sem se notar. A partir da arrancada, o modelo tem aceleração constante, sem o costumeiro tranco do acionamento do turbo ou das trocas de marcha. No percurso avaliado ainda na cidade, o modelo apresentou consumo, informado no computador de bordo, de 7,00km/l, o que pelo porte, equipamentos e motorização, apresentou-se condizente.

O comportamento dinâmico do carro também surpreende, com uma suspensão firme, mas longe de ser desconfortável. Faz curvas com perfeição, aliados ao conjunto de rodas e pneus aro 17" e o conjunto de equipamentos eletrônicos para auxílio.

Se a Volvo não deixou de lado a segurança, apostou alto no design, que tira um pouco do ar maduro que a marca tem, trazendo a atenção dos jovens para si. Ainda recente no mercado e com poucos modelos nas ruas, ele chama a atenção por onde passa, mesmo na discreta cor cinza. Entrar em algumas lojas é garantir a vaga na porta e tratamento diferenciado. O estilo lembra um coupé, com linhas fluidas e harmônicas.

E não é só no exterior que o design é moderno. O interior do Volvo S60 apresenta elementos de desenho limpo e muito moderno, com aplicação de couro e alumínio no acabamento. Ele vem equipado com som High Performance de oito alto-falantes, comandos de som no volante e entradas USB e para iPod. As informações são apresentadas em uma tela central no painel, de 5", que também exibe imagens da câmera de ré. Faltou um GPS integrado, presente apenas na top de linha T6.



O Volvo S60 T5 tem preços partindo de R$ 129.000,00 o que, aliado aos 240cv de potência, o tornam imbatível no custo x potência. Ele concorre diretamente com o BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes Classe C. Os três tem versões que se equiparam em preço, mas não em potência. Em um virtual embate, o Volvo leva vantagem pelo design recente e moderno, desempenho excelente e preço mais vantajoso do que os três alemães. Soma-se a isto a exclusividade do modelo e a receita para quem quer status aliado ao desempenho, está feita.

Serviço:
Euro Import VOLVO
Rua General Mário Tourinho, 690
Fone (41) 3340-6650
http://www.euroimport.com.br/volvo/curitiba/












Confira ainda esta semana mais fotos exclusivas do Volvo S60.

2º parte de fotos.

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.