O Audi driving experience foi realizado em Curitiba, durante a etapa do Audi DTCC. Evento reúne a linha Audi para testes com convidados especiais.
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Audi RS5 |
O Audi driving experience disponibiliza a linha Audi para testes, com o objetivo de levar a clientes a uma oportunidade de condução única e exclusiva dos modelos da marca, sempre acompanhados por uma equipe de instrutores.
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Linha Audi disponível para test drive. |
Com orientação de grandes pilotos, que no caso de Curitiba foi de Maurizio Sala, os convidados podem explorar os recursos e desempenho dos modelos na pista do Autódromo de Curitiba.
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O SUV Q7 |
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Carros que estavam disponíveis para avaliação |
No evento, o fotógrafo do Curitiba Racing Camilo Fontana foi convidado à avaliar 3 modelos: Audi A1 1.4 l TSFI, Audi A4 Avant 2.0 L TSFI e Audi TTS. Confiram as impressões do modelo:
Audi A4 Avant 2.0 L TSFT - 180cv
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Audi A4 Avant 2.0 L TSFT - 180cv |
O primeiro modelo avaliado, foi a A4 Avant. Com um motor de 2.0 litros, turbo e 180cv a perua não faz feio na pista. Porém, na frente haviam 3 Audi TTS e atrás um A5, que tinham desempenho superior.
Foram três voltas, sempre atrás do carro madrinha, um TTS pilotado por Maurízio Sala. Este primeiro teste drive serviu para pegar novamente o jeito da pista, pois haviam mais de 4 anos que não andava por ela.
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Audi A4 Avant 2.0 L TSFT - 180cv, na cor Prata Gelo. |
O comportamento do carro mostra claramente que mesmo potente, o foco ainda é familiar e não esportivo O modelo tem suspensão firme, mas a impressão é a de que vai desgarrar pois o rolamento (lateral) é alto, mesmo com essa sensação ela contorna as curvas de forma satisfatória, não chega a transmitir insegurança.
Para o que se propõe, ser um carro familiar com pretensões mais esportivas, o carro se apresenta capacitado. Quem busca uma tocada sempre esportiva precisa usar de técnicas, pois a aceleração tem um atraso até que a turbina consiga alimentar o motor e gerar potência, principalmente em retomadas de curvas.
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Audi A4 Avant 2.0 L TSFT - 180cv |
Audi TTS 2.0 L TSFI - 272cv
Instantes após deixar a A4 Avant, o próximo modelo foi o esportivo TTS. Ele conta com motor turbo de 272cv, quase 50% a mais do que a Avant. Com tamanha potência faz de 0-100 e 5,2s, o giro sobe mais rápido e a cada troca de marcha tem um leve estouro de escape, típica dos carros esportivos. O fato de ser mais baixo, leve, suspensão mais rígida (com amortecedores magnéticos) e a tração nas quatro rodas faz com que o Audi TTS tenha melhor resposta no autódromo, contornando as curvas com voracidade impressionaste.
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Audi TTS 2.0 L TSFI - 211cv, na cor Cinza Dakota. |
Foram também três voltas, agora já novamente adaptado com a pista e com um equipamento à altura. Foram voltas no limite estipulado pelo carro madrinha, fazendo com que o carro chegasse sem esforço aos 200km/h no fim da reta. O painel mostrava que ele poderia ir mais, principalmente se fosse usada a versão S do cambio que esticaria mais cada uma das 6 marchas do cambio, que conta também com dupla embreagem, porém para levá-lo até lá com segurança, eram necessárias mais algumas voltas.
Outra coisa bacana são os freios, muito potentes, discos de 17" na dianteira com todos os recusros anti travamento e distribuição de frenagem, e frear sem dó depois dos 200m dá uma sensação indescritível.
Ao contrário da A4 Avant, o comportamento é bem esportivo e pede uma tocada à altura. Mais firme, contorna curvas de forma impressionaste, escutar os pneus cantando baixinho e o carro não dar nem sinal de desobedecer, enfim o TTS é cativante.
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Audi TTS 2.0 L TSFI - 211cv, na cor Preto Brilhante. |
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Audi TTS 2.0 L TSFI - 211cv, na cor Laranja (catálogo). |
Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv
Por fim, foi a vez do lançamento da marca, o A1. Com um porte ligeiramente menor do que o A3 fabricado no Brasil, ele é o menor Audi da linha. Equipado com motor de 122cv, 1.4l turbo, tem o objetivo de fazer concorrência à BMW série 1 e MINI Cooper. Ele tem design mais conservador, segue a identidade da marca, assim como o desempenho!
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Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv, essa em Vermelho Misano foi a unidade testada. |
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Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv |
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Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv |
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Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv Preto brilhante |
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Audi A1 1.4 L TSFI - 122cv |
Após ir para a pista com o TTS, achei que seria um pouco decepcionante o A1. Pelo contrário. Ele obviamente tem um desempenho mais modesto, mas é muito prazeroso ao dirigir esportivamente. Pelo porte, foi mais fácil explorar os limites do carro, que facilmente se distanciava das enormes, mas super potentes Q5 e Q7 que vinham atrás.
Na reta, chegou a 170km/h. Vale lembrar que a reta do autódromo é plana e exige que o carro faça tudo sozinho. Pelo desempenho, é um carro a se pensar com carinho.
Os que ficaram para a próxima:
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A3 e TTS Prata Gelo |
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A5 Sportback Branco Ibis |
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Q7 Branco Ibis |
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RS5 Azul Scuba |
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RS5 |
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RS5 |
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R8 |
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R8 |
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Uma limpeza para as fotos. |
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R8 Lava Gray |
Muito boa essa matéria.
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