segunda-feira, 26 de março de 2012

Top Series: Campeonato Brasileiro de Endurance retorna, com novo formato e organização

Depois de sofrer para ser realizado em 2011, o Campeonato Brasileiro de Endurance muda a organização, o nome e promete uma temporada bem diferente dos últimos anos.

Nova logo.
As provas de longa duração tem seu charme em todo o mundo e no Brasil não é muito diferente. Só que nos últimos anos, o tradicional Campeonato Brasileiro de Endurance quase inexistiu. Para 2012, a promessa é de mudanças. Com novo nome, Top Series e a mesma organização que já promoveu o Trofeo Maserati e GT3, a competição vem com força.

O campeonato terá seis etapas, provas com 3 horas de duração e parte delas transmitidas pela Band. As seis etapas do novo Top Series preservam o formato "sprint race" das competições regulares de Endurance (mais curtas que eventos especiais como as 24 horas de Le Mans).

Os carros serão separados em duas categorias, com dois grupos cada, para receber modelos GT2, GT3, GT4 e Protótipos de alto desempenho. Na Top 1, estarão os chamados "Furiosos", os carros GT2, GT3 e protótipos com motores acima de 2.000 cc sem superalimentação ou até 2.000 cc superalimentados. A Top 2 ficará reservada aos "Velozes", os carros GT4 e protótipos até 2.000 cc sem superalimentação. Todos correm no mesmo grid.

Basicamente os pilotos e os carros aptos a competir são os mesmos da GT, o que vai ajudar a dar corpo ao grid. Os famosos protótipos que competem no Rio Grande do Sul são presenças mais do que esperadas. Por carro podem competir de dois a quatro pilotos, já que em média, cada etapa terá 500km.

A temporada da nova Top Series começa no dia 28 de abril, no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo - Preliminar da F-Indy.

Calendário da Top Series
28/04 - Anhembi
10/06 - Curitiba ou Interlagos (À definir)
22/07 - Interlagos
12/08 - Velopark
30/09 - Londrina
04/11 - Tarumã

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.