segunda-feira, 23 de abril de 2012

Curitiba monitora trânsito e transporte em tempo real

Entrou em operação o Centro de Controle Operacional de Curitiba, estrutura que integra o Sistema Integrado de Mobilidade e passa a monitorar o trânsito da cidade.

CCO fica no prédio da Urbs
Instalado na Urbs, o novo centro reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito. O CCO, como será chamado, acompanha em tempo real a circulação dos ônibus e as ruas, formando um núcleo de comando com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.

O CCO dispõe de um painel de 7,20m por 1,80m, formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas onde são projetadas as imagens captadas por câmeras de circuito fechado de televisão instaladas em pontos chave em Curitiba.
Presidente da Urbs, Marcos Isfer, apresentando o sistema ao Prefeito.
Os operadores têm também bancadas individuais com duas telas de computador, o que permite ações simultâneas, como receber e enviar mensagens, seja para os painéis de trânsito nas ruas seja para controladores de semáforos ou motoristas do transporte coletivo, através de computadores de bordo já instalados em todos os ônibus da frota operante e de reserva, num total de 2,3 mil veículos.

Transporte
Computadores de bordo, GPS e equipamentos acoplados à parte elétrica dos ônibus permitem que operadores e fiscais do transporte  saibam em tempo real a situação de cada ônibus – em que ponto do trajeto ele se encontra, se está no horário, se parou fora do ponto e em quanto tempo chegará à próxima parada.

Nos terminais, o usuário também será informado, em painéis luminosos no próprio ponto de parada, do tempo previsto para a chegada do próximo ônibus. Este sistema está em teste nos terminais Pinheirinho e Cabral, e a previsão é que esteja em todos os pontos de todos os terminais até o fim deste ano.

Todas as ações e a movimentação dos ônibus geram relatórios que vão ajudar no planejamento permitindo também readequar a operação do transporte coletivo a qualquer momento.

Trânsito
O primeiro trecho monitorado pelo CCO será o anel viário – um conjunto de ruas que permite deslocamento em mão única entre os bairros sem passar pela área central de Curitiba. O anel tem câmeras que captam imagens permitindo monitoramento do trânsito, além de painéis que vão orientar os motoristas sobre as condições de tráfego à frente, avisando por exemplo em casos de congestionamentos e sugerindo vias alternativas.

O CCO também agiliza a chamada de socorro quando necessário em casos de acidentes, e permite uma análise permanente das condições de tráfego auxiliando no planejamento de obras e do trânsito.

Semáforos adaptativos
Está em processo de implantação o controle adaptativo dos semáforos, fazendo com que a abertura e fechamento possa ser alterada em tempo real, contribuindo para a redução dos engarrafamentos.

Estas melhorias foram realizadas com o objetivo de melhorar o trânsito, visando a realização da Copa do Mundo de Futebol, mas que serão percebidas no dia a dia, independente da realização do evento.

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.