domingo, 10 de junho de 2012

Como é andar com o LEAF, o elétrico da Nissan

Tem curiosidade de saber como é andar com um carro elétrico? O Curitiba Racing traz para você um relato da experiência com o Nissan LEAF.

Nissan LEAF.
Acostumado aos potentes motores que passam aqui pelo Curitiba Racing, o convite para andar com o Nissan LEAF, que tem motor 100% elétrico pareceu no mínimo, diferente. O carro em si, apesar do desenho um pouco futurista, não é tão exótico quanto imaginamos para um carro elétrico. Seu desenho lembra uma reestilização do Tiida. Aliás, o carro lembra muito o Tiida não só no desenho, como no porte.
LEAF, zero emissões.
A Nissan apresenta o LEAF- que significa folha, em inglês - como um veículo com emissão zero. O carro, que tem o motor 100% elétrico é alimentado por uma bateria de ion-lítio de 90 quilowatts de potência e 24 quilowatts hora de energia, a qual pode ser recarregada durante a noite em uma tomada de 110v.
O carregador do LEAF.
Ao entrar no carro, notamos rapidamente a falta de uma alavanca de câmbio, trocada por um joystick aonde é selecionado o modo de condução - Drive ou Eco. Para ligá-lo, basta um toque no botão start e esperar o sinal sonoro que indica que o motor está ligado. Como esperado, o barulho do motor não existe.
Nissan LEAF.
Selecionado o modo de condução - optei pelo Drive mesmo - é hora de acelerar o Nissan LEAF. O carro responde como um modelo 1.4, digamos. Tem agilidade suficiente para o trânsito urbano. A potência está sempre disponível prontamente, o que é interessante em arrancadas e retomadas, já que o motor não precisa esperar o giro aumentar para gerar mais potência, como nos carros à combustão.
Nissan LEAF.
Ao rodar, nota-se que o único barulho que ele emite é dos pneus em contato com o piso. Com uma carga, é possível rodar cerca de 160km, com velocidade máxima de 145km/h. É sim um carro essencialmente urbano.
Nissan LEAF.
O percurso, dentro da fábrica da Renault - Nissan não era muito extenso, mas conseguimos sentir que o carro tem um nível de construção e acabamento muito bom, todos os equipamentos essenciais disponíveis e um motor que surpreende, pois tem potência suficiente e sempre disponível para encarar o dia a dia das cidades.

Nissan LEAF.
O LEAF é o primeiro carro 100% elétrico produzido em grande escala. Lançado em 2010 no Japão, EUA e alguns países da Europa, já conquistou diversos prêmios e tem tornado-se aliado em ações das cidades em busca de soluções para redução de poluição.
Motor do Nissan LEAF.
A mais recente é a adoção, em caráter experimental, como Táxi em São Paulo. O LEAF tem, segundo a marca, baixo custo de manutenção, pois o motor elétrico tem menos partes móveis do que um similar a combustão.
Nissan LEAF.
Gostou da idéia? É, temos uma notícia ruim. Por enquanto a Nissan não tem planos para lançar o LEAF no Brasil. Sem incentivos do governo, o carro teria preços de R$ 80mil a R$ 110mil. Enquanto o cenário não muda, o carro participa apenas do Inova Show, divulgando a tecnologia da marca. E olha, não é que no fim, nos surpreendemos? O futuro não será tão chato quanto pensávamos.
Nissan LEAF.
Nissan LEAF.
Nissan LEAF.

0 comente:

Postar um comentário

Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.