Tem curiosidade de saber como é andar com um carro elétrico? O Curitiba Racing traz para você um relato da experiência com o Nissan LEAF.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglnsp2Ed8ZCnO7NIVgjtRz0eSxEiqRxFVP8WYI7yliCz5tbGbQ2Nxif3L5EBZ6IP000M3XMBWTdswNm7WHRTel9pdQZP0Qetf8DBxP4-Nz2gCYaePstxPbSvQZwsVIEHnIJ05Y/s400/Leaf12.jpg) |
Nissan LEAF. |
Acostumado aos potentes motores que passam aqui pelo Curitiba Racing, o convite para andar com o Nissan LEAF, que tem motor 100% elétrico pareceu no mínimo, diferente. O carro em si, apesar do desenho um pouco futurista, não é tão exótico quanto imaginamos para um carro elétrico. Seu desenho lembra uma reestilização do Tiida. Aliás, o carro lembra muito o Tiida não só no desenho, como no porte.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEsMVMpeufzd8vbJ4qsNQC0VhTYTPJYUVy1mVCWZMBICmLh3AOd-bwD9xWcC4JCUdZW2tpr6uY6jVAF3rSQjnHB0bXJTaw5VTIPqRHJFCL36fnscpmfHPmtexMnRRMXVdrxhkQ/s640/Leaf09.jpg) |
LEAF, zero emissões. |
A Nissan apresenta o LEAF- que significa folha, em inglês - como um veículo com emissão zero. O carro, que tem o motor 100% elétrico é alimentado por uma bateria de ion-lítio de 90 quilowatts de potência e 24 quilowatts hora de energia, a qual pode ser recarregada durante a noite em uma tomada de 110v.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiS0RoCdHrUOQneLd8i5L2EpkgWoFtQ-AHzG35V0x0b05V7iglnsx_HJGKtGjv6pSTjmr22R0drPvonRP6WbwEvuqyFa5plQrnb9I1B68_nMw9Oy2IFGpM61Mp4VoHdJjIU7dPX/s400/Leaf03.jpg) |
O carregador do LEAF. |
Ao entrar no carro, notamos rapidamente a falta de uma alavanca de câmbio, trocada por um joystick aonde é selecionado o modo de condução - Drive ou Eco. Para ligá-lo, basta um toque no botão
start e esperar o sinal sonoro que indica que o motor está ligado. Como esperado, o barulho do motor não existe.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzINdDpv5G9vxDOJvZ0XesmKAQTHF2K3SCwHviFG2iFNUzLBgTWse0mxcXYSWHrbFxioG1cmnWZI6MNwpiAjZ01Ehx0IQ0V59sgBdetmoLMhce39ykllon0svdSWbYwezEhUcm/s400/Leaf16.jpg) |
Nissan LEAF. |
Selecionado o modo de condução - optei pelo Drive mesmo - é hora de acelerar o Nissan LEAF. O carro responde como um modelo 1.4, digamos. Tem agilidade suficiente para o trânsito urbano. A potência está sempre disponível prontamente, o que é interessante em arrancadas e retomadas, já que o motor não precisa esperar o giro aumentar para gerar mais potência, como nos carros à combustão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjawR94Db04UlwflGVwu3kt5ygzmicuzIGphdfJtntqlptijbT4f9KzzgJOTxQngAUWsEfRMgkcUs_83MKupRLRbay65mKio1potKVJtNcxYnAVmpkU_fn5SfaQa05gZ1kLMdsi/s400/Leaf11.jpg) |
Nissan LEAF. |
Ao rodar, nota-se que o único barulho que ele emite é dos pneus em contato com o piso. Com uma carga, é possível rodar cerca de 160km, com velocidade máxima de 145km/h. É sim um carro essencialmente urbano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhO7xoWGi_bD3DaogVICuMnIdYr461rudekJscisj0qtaIsaZ5F8kma6aAC9yG9L1Fe64TrSof3eknfMCrpEjWBeS824jM6NyJSwGKH__54EFBOTADpNtJtvE6_6XNtxsth2opS/s400/Leaf10.jpg) |
Nissan LEAF. |
O percurso, dentro da fábrica da Renault - Nissan não era muito extenso, mas conseguimos sentir que o carro tem um nível de construção e acabamento muito bom, todos os equipamentos essenciais disponíveis e um motor que surpreende, pois tem potência suficiente e sempre disponível para encarar o dia a dia das cidades.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRHL9CGNHXSqFuD-rAviK-nb2A9UHRz6VP5NsQ2IqyUe2_R06ZJU91y4Hhf2lcTX_jhUjvv4oe344TR2el7cJtp7PdX-Ff8f4Dbl9EwcfmxmCCLPmkGgD6API0Vg74WJjsUwkV/s400/Leaf01.jpg) |
Nissan LEAF. |
O LEAF é o primeiro carro 100% elétrico produzido em grande escala. Lançado em 2010 no Japão, EUA e alguns países da Europa, já conquistou diversos prêmios e tem tornado-se aliado em ações das cidades em busca de soluções para redução de poluição.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2Gj9qC1ZJVxzMCjDj1wHMrmpYonQWWYl59uWD8v30V3QLApBPfdc9vqHXfFRe5aDMIvTIYclf07CnfiE9u2_KeYbffaNVMTcieZ-yrta-9q381EpDQX1-Kuk0ax1IOZNHiyTR/s400/Leaf05.jpg) |
Motor do Nissan LEAF. |
A mais recente é a adoção, em caráter experimental, como Táxi em São Paulo. O LEAF tem, segundo a marca, baixo custo de manutenção, pois o motor elétrico tem menos partes móveis do que um similar a combustão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZeJxEcDeBQwz9SbuBx7ngoZUwu65ag-SB1mRiUOyZeMAP4BMgNYo1v5ZBN8LvxZOg59vILZ0MFywqVuxKsjQNbOAMRkbNpCyfqSKJoeLQv033bmm2P_YlCIjDtPk-2u4Z_KoH/s400/Leaf13.jpg) |
Nissan LEAF. |
Gostou da idéia? É, temos uma notícia ruim. Por enquanto a Nissan não tem planos para lançar o LEAF no Brasil. Sem incentivos do governo, o carro teria preços de R$ 80mil a R$ 110mil. Enquanto o cenário não muda, o carro participa apenas do Inova Show, divulgando a tecnologia da marca. E olha, não é que no fim, nos surpreendemos? O futuro não será tão chato quanto pensávamos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_N3z8-li9EbmIX7U9NbEZs1npeefDH8Mdr0MSHdxmt_qGxTBTy9mMeJWVSMZO6pIVC-pQMIlAvCPAWR14FO8OppvoDlTIUSrdPlkNeKFVWZdkuvbF2IHjTBpXhv5foOJoWW7A/s400/Leaf14.jpg) |
Nissan LEAF. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivWsr6vP3ihwtCXMJ6Tb2uGLZhBl2fERp7QromZ6pLeIG9sIDWhXeVO_QZ2D7QYQcTAxHrzKxeHlchQMzwzMwnR8Of4U7MQpeEpxDYZ9ZlcU3OZocqDP6sOPmqcjdfhdSzHEXa/s400/Leaf08.jpg) |
Nissan LEAF. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSjBvtRje3M-iraTkabYl5oguKXDhgls0OI_I2Igkqc4ZSYlp0XSTvtKDyK4G2t6n4YW_H8Xa984aiWxZm2kQVPPCQDm_ITG9rCUVjqtDxi470Q8JjTlKfiFWD8AtVzMKCxLz-/s640/Leaf15.jpg) |
Nissan LEAF. |
0 comente:
Postar um comentário
Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.