Com uma ultrapassagem faltando apenas cinco voltas para o fim, a dupla Daniel Serra e Chico Longo, a bordo da Ferrari 458 venceu a etapa da Top Series de Curitiba.
|
Ferrari 458 vencedora. |
A corrida que marcou a estréia oficial da Top Series, competição de Endurance com duração de três horas, teve a pole e vitória da Ferrari 458 da dupla Daniel Serra e Chico Longo. Apesar de perder a posição de largada já no início da prova e passar a maior parte dela no máximo na segunda posição, a dupla aproveitou uma queda de rendimento da Lamborghini LP600+ da dupla Xandy e Xandinho Negrão, e quando faltavam apenas cinco voltas para a bandeirada final, ultrapassaram e assumiram a liderança.
|
Momento da ultrapassagem, que garantiu a vitória. |
Participaram dos treinos 20 carros, porém largaram no grid apenas 16. Outros três largaram dos boxes e um dos Corvette não largou, com problemas no motor. A largada foi dada com safety car, pois chovia. Aliás, a chuva foi uma constante durante a prova, o que pode ser um dos motivos do público pequeno nas arquibancadas.
|
Safety ficou na pista durante a largada. |
Durante o safety car, os carros que estavam na frente no grid foram para os boxes trocar pneus, para modelos de chuva. Neste momento, assumiu virtualmente a liderança da prova o Aldee da dupla A. Pardo/D.Pardo. Quando o safety, um belo R8 preto saiu da pista, o Aldee disparou na reta do AIC, com os carros da Top 1 na sua cola. Foi um dos pontos altos da prova, o clássico modelo de endurance fugindo dos carros bem mais rápidos. Obviamente o Aldee foi ultrapassado já no fim da reta, mas valeu o momento.
|
MRX MetalMoro e um Spyder Race |
Os protótipos foram um show à parte, pois mesmo não rendendo como os três primeiros colocados - Ferrari 458, Lamborghini LP600+ e Corvette Z06R - os modelos chamam a atenção seja pelo desenho, seja pelo desempenho. Pena que nenhum deles chegou entre os três primeiros.
|
Predador, da dupla Bana venceu na Top 2. |
Uma dupla que se destacou, foram Jair Bana e Duda Bana, pilotos da casa, que largaram dos boxes e conquistaram a vitória da TOP2, com o protótipo predador, que sempre está em alguma das lojas da Bana Pneus em exposição e já é velho conhecido do público do autódromo.
|
Ferrari 458, seguido do protótipo MRX MetalMoro |
Resultado da TOP SERIES em Curitiba:
1° - 19 - Ferrari 458 - C.Longo/D.Serra - Top 1 3:01:22.516
2° - 9 - Lamborghini LP600+ - X.Negrão/Xandinho - Top 1 a 25.011
3° - 13 - Corvette Z06R - P.Queirolo/R.Barbosa - Top 1 a 2 voltas
4° - 8 - MRX MetalMoro - E.Amorin/J.Kraucher - Top 1 a 6 voltas
5° - 85 - Predador - J.Bana/D.Bana - Top 2 a 8 voltas
6° - 31 - Ferrari Challenge - SantAnna/Pons/Zaninotto- Top 2 a 9 voltas
7° - 10 - Maserati - L.Vital/D.Mendes - Top 2 a 17 voltas
8° - 911 - Porsche 911 - H.Visconde/R.Landi - Top 2 a 17 voltas
9° - 71 - Spyder - Kolling/Garcia - Costa Jr - Top 2 a 17 voltas
10° - 66 - Spyder - R.Guerra/E.Furlanetto - Top 2 a 17 voltas
11° - 65 - MRX MetalMoro - N.Ribeiro/J.Ribeiro - Top 2 a 19 voltas
12° - 64 - BMW M3 - M.Visconde/M.Wilson - Top 1 a 22 voltas
13° - 40 - Aldee - A.Pardo/D.Pardo - Top 2 a 22 voltas
14° - 5 - Dimep - D.Pimenta/R.Pimenta - Top 1 a 41 voltas
15° - 15 - MC Tubarão - T.Andrade/B.Justo - Top 1 a 56 voltas
16° - 28 - Ferrari 430 - M.Ramos/J.Cordova - Top 2 a 75 voltas
17° - 37 - Scorpion - S.Turvey/T.Riberi - Top 2 a 83 voltas
18° - 44 - Ferrari 430 - Lozasso/Marques/Karan - Top 2 a 99 voltas
19° - 70 - BMW Série 1 - J.Andrade/T.Andrade - Top 2 a 112 voltas
|
Arquibancadas vazias, durante toda a prova. |
Grid pequeno, punição removida e transmissão de TV menor do que o esperado, marcam a etapa.
Bom, nem tudo foi perfeito na prova que marcou oficialmente a abertura do campeonato brasileiro de endurance. A organização buscou o maior número de carros no grid, porém chegaram à Curitiba apenas 20 modelos, sendo que na largada apenas 16 compuseram o grid. Para uma prova de endurance, é pouco.
|
Ferrari 430 e Predador. |
Outro ponto que desagradou o público, que não foi ao Autódromo em boa parte devido à chuva e também a insistência em cobrar ingresso em uma prova ainda sem tradição, foi a transmissão de TV menor do que a esperada. A prova foi transmitida apenas no começo, por menos de uma hora, com vários intervalos comerciais. Aí, com mais de duas horas de prova pela frente, a única forma de acompanhar a prova era pela cronometragem oficial e pela twitcam, promovida pelo narrador Otávio Muniz e pelo comentarista Tiago Mendonça. Uma pena. Várias categorias já transmitem a prova pela internet, com boa audiência.
|
Scorpion e Maserati. |
E para fechar, no meio da prova foi anunciada uma bandeira preta, sinalizando a desclassificação da dupla Xandy e Xandinho Negrão, alegando problemas no procedimento de pit stop. Porém a dupla permaneceu na pista, até que a punição fosse removida. A alegação foi que a punição foi precipitada, mas soou estranho. Se a dupla tivesse acatado a punição e abandonado a prova? Como ficaria o prejuízo do abandono? E os demais pilotos, terão o mesmo tratamento? Em sinal de protesto, a Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport, que competia com o Porsche nº 911 da dupla Marcel Visconde e Max Wilson abandonou a prova da Top Series quando estavam chegando à terceira posição. São detalhes, mas importantes para o bom desenvolvimento da categoria, que retorna às pistas no dia 22 de julho, em Interlagos.
|
MRX MetalMoro, Aldee, M3 e outro MRX. |
|
Porsche 911 |
|
MRX, Maserati e Spyder. |
|
Ferrari 430 |
|
Predador |
|
Corvette Z06R |
|
Lamborghini LP600+ |
|
Predador e MRX. |
0 comente:
Postar um comentário
Comentários com fins publicitários devem ser enviados para o nosso e-mail de contato.