quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Porsche Challenge: Sylvio de Barros vence em Curitiba

Campeão de 2011 e líder do atual campeonato foi pressionado durante toda a prova em Curitiba por Rodolfo Ometto e Daniel Schneider, que também travam um duelo particular.
Vitória de Sylvio de Barros.
Sob uma forte pressão durante toda a corrida, Sylvio de Barros venceu no último sábado a sétima etapa de 2012 da Porsche Challenge no Autódromo de Curitiba. O campeão de 2011 não teve descanso: completou a prova apenas 0s869 à frente de Rodolfo Ometto e 1s052 à frente de Daniel Schneider, que também protagonizaram um duelo particular até a última volta.
Sylvio de Barros.
Uma boa largada fez Sylvio, segundo colocado no grid, assumir a liderança: "Fui percebendo ao longo da reta que eu estava bem posicionado", disse. "O Ipe Ferraiolo estava mais preocupado com o Schneider do que comigo. Daí decidi apostar na frenagem. Segui a referência do Ipe. Pensei: ‘Só vou frear depois que ele frear’. Vi o espaço no lado esquerdo, mergulhei, tomei um toque do Rodolfo, mas deu para segurar o carro. Realmente a corrida foi ganha ali."
Rodolfo Ometto.
O líder do campeonato afirmou ter sido ajudado pela luta entre Ometto e Schneider: "O Rodolfo fez uma pressão em mim e contornava a última curva mais rapidamente que eu. O Schneider pressionou o Rodolfo e me ajudou bem. Nesta corrida, estava com uma cabeça conservadora. Mas tive a oportunidade na largada e não a desperdicei".
Fábio Alves.
Ometto, que vinda tendo uma temporada difícil, largou em sexto e também se deu bem no começo. "Vi que o Johnny Freire perdeu o ‘timing’ da largada, consegui jogar o carro para dentro, porque eu largava por fora. Ainda bem que tomei essa decisão", declarou. "Houve fortes frenagens, e não consegui evitar o toque no Sylvio. Mantive meu ritmo, mas foi um sufoco, porque o Schneider me deu um trabalhinho no fim e os pneus já estavam mais desgastados.Foi uma corrida limpa. O Schneider poderia ter abusado um pouco mais, mas ele tomou uma decisão sábia de segurar a onda." Neste fim de semana, a categoria fez uma brincadeira com Rodolfo: no aerofólio traseiro, onde normalmente é colocado o nome do piloto, havia um "Rodou, fofo".
Daniel Schneider.
Schneider explicou o motivo pelo qual passou pela área de escape na primeira curva: "Fiquei com medo de bater, pois havia muita gente ali, e preferi sair pela grama. Achei isso até mais seguro do que tentar voltar e colocar tudo em risco". O vice-líder do campeonato também considerou a disputa com Ometto muito limpa. Ele ainda contou algo inusitado: "A única coisa que me atrapalhou foi o fato de a câmera onboard ter caído no meu pé. Fiquei várias voltas tentando chutá-la, pois estava com medo de ela travar o freio". Schneider, que, no domingo passado, machucou a mão e o braço esquerdos em uma queda de skate, disse ter se concentrado tanto na disputa que não conseguiu pensar em mais nada.
Gui Affonso.
A quarta posição foi obtida por Gui Affonso, que tirou proveito de rodadas de Eduardo Azevedo e Ipe Ferraiolo na sétima volta. Ferraiolo era o pole position, mas completou a primera volta em sétimo, recuperou-se um pouco chegou a ser quinto, mas mais tarde abandonou a prova.
Johnny Freire.
Johnny Freire, quinto, liderou um pelotão compacto que teve também Gilberto Farah, Tommy Soubihe e, até a primeira curva da última volta, Franco Giaffone.
Gilberto Farah.
A próxima etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil será realizada em Interlagos, junto com o GP do Brasil de Fórmula 1, em 25 de novembro.

Resultado final da nona corrida de 2012:
1º - 1-Sylvio de Barros, 19 voltas em 27:07.511
2º - 8-Rodolfo Ometto, a 0.869
3º - 77-Daniel Schneider, a 1.052
4º - 4-Gui Affonso, a 13.740
5º - 11-Johnny Freire, a 22.460
6º - 81-Gilberto Farah, a 22.708
7º - 7-Tommy Soubihe, a 23.556
8º - 63-Fábio Alves, a 28.818
9º - 10-Carlos Silveira, a 34.879
10º - 19-Franco Giaffone, a 40.349
11º - 18-Carlos Ambrósio, a 54.371
12º - 55-Caê Coelho, a 57.622
13º - 25-Guilherme Ribas, a 1:11.681
14º - 31-Marcelo Sant'Anna, a 1 volta
15º - 03-Armando di Nardo, a 1 volta
16º - 82-Renato Benedetto, a 2 voltas
17º - 16-Ludovico Pezzangora, a 2 voltas
18º - 88-Eduardo Azevedo, a 7 voltas
19º - 00-Ipe Ferraiolo, a 8 voltas

Melhor volta: Sylvio de Barros (1), 1:24.814 (média de 156,837 km/h), na 8ª volta
Disputa por posições na Porsche Challenge.
Classificação do campeonato após nove provas:
1º - Sylvio de Barros, 111 pontos; 
2º - Daniel Schneider, 99; 
3º - Gui Affonso, 90; 
4º - Gilberto Farah, 75; 
5º - Johnny Freire, 63; 
6º - Ipe Ferraiolo, 57; 
7º - Eduardo Azevedo, 54; 
8º - Rodolfo Ometto, 49; 
9º - Carlos Silveira, 49; 
10º - Franco Giaffone, 44; 
11º - Alan Turres, 40; 
12º - Edu Guedes, 40; 
13º - Carlos Ambrósio, 37; 
14º - Tommy Soubihe, 35; 
15º - Fábio Alves, 35; 
16º - Guilherme Ribas, 31; 
17º - Peter O'Donnell, 30; 
18º - Marcelo Stallone, 29; 
19º - Renato Benedetto, 12; 
20º - Caê Coelho, 12; 
21º - Amilcar Collares, 10; 
22º - Ludovido Pezzangora, 10; 
23º - Jorge Borelli, 9; 
24º - Marcelo Sant'Anna, 9; 
25º - Armando Di Nardo, 5; 
26º - Vitor Scheid, 4; 
27º - Marcello Sarcinella, 3; 
28º - Flávio Rietmann, Rogério Wehmuth, Tracy Krohn e Esio Vichiese, sem pontos.
Eduardo Azevedo
Renato Benedetto
Carlos Silveira
Marcelo Sant'Anna
Carlos Ambrósio
Guilherme Ribas
Armando di Nardo
Caê Coelho
Ludovico Pezzangora

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