segunda-feira, 4 de abril de 2011

Itaipava GT: Mudanças no calendário e no sistema de pontuação

Categoria não vai mais correr na Argentina e calendário sofre algumas alterações. Novo sistema de pontuação trará maior seletividade. Etapa de Curitiba acontece no dia 22/05/11.

Novidade na temporada, o Mercedes-Benz Grand Challenge
Carros já estão em adaptação para as pistas.

O novo calendário da temporada 2011 do Itaipava GT Brasil deixa de ter prova na Argentina, em rodada com o Fia GT1. A categoria que estrea em 2011, o Mercedes-Benz Grand Challenge tem etapa inaugural aqui em Curitiba, no dia 22/05.

Confira o novo calendário:
10/04 - Interlagos (SP)
01/05 - Anhembi (SP)*
22/05 - Curitiba (PR)**
26/06 - Santa Cruz do Sul (RS)**
24/07 - Curitiba (PR)**
28/08 - Jacarepaguá (RJ)**
11/09 - Interlagos (SP)**
23/10 - Campo Grande (MS)**
13/11 - Londrina (PR)**
18/12 - Interlagos (SP)**

* dentro da programação da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle
** com Mercedes-Benz Grand Challenge

O Mercedes-Benz Grand Challenge está em processo acelerado de preparação. Um protótipo do modelo classe C está em testes no Autódromo de Interlagos, em testes de motor e câmbio. Os pilotos que testaram o modelo o encheram de elogios. Segundo eles, o carro está com um comportamento dinâmico de pista muito bom e tem um grande potencial para fazer bonito.

O regulamento da categoria Itaipava GT sofreu alterações. A partir de agora, apenas os dez primeiros colocados de cada corrida marcam pontos, ao contrário de 2010, aonde 15 recebiam pontos. A nova distribuição prevê 20 pontos para o primeiro colocado, 17 para o segundo, 15 para o terceiro, 13 para o quarto, 11 para o quinto, nove para o sexto, sete para o sétimo, cinco para o oitavo, três para o nono e um para o décimo. O piloto pode descartar o pior resultado do ano.

Outras mudanças no campeonato são:
- A partir desta temporada o Itaipava GT Brasil passa a ter apenas um fornecedor de pneus: a Pirelli. Todos os compostos são importados, fabricados na Turquia.

- A programação das corridas neste ano começa mais cedo, com treinos livres já na quinta-feira que antecede a prova.

- O Itaipava GT Brasil fará a preliminar da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle, no circuito de rua do Anhembi. Será a primeira corrida de rua da história da categoria.

- Testes particulares podem ser realizados na pista que receberá uma corrida até sete dias antes do evento - no ano passado, esse prazo era de no máximo trinta dias.

FORMAÇÃO DE DUPLAS

Os pilotos são classificados em três classes de acordo com o currículo: Ouro, Prata e Bronze. Ouro não pode correr sozinho, nem formar dupla com outro Ouro.

As formações admitidas são: Ouro/Prata (lastro de 75 kg), Ouro/Bronze (50 kg), Prata/Prata (50 kg), Prata (50 kg), Prata/Bronze (25 kg), Bronze/Bronze (sem lastro) e Bronze (sem lastro).
Há um campeonato paralelo com pontuação exclusiva para os pilotos Bronze - é o campeonato Master. Mas eles também pontuam normalmente no ranking geral.

PIT STOP
A entrada para o pit stop obrigatório deve ser feita entre os minutos 20 e 28 da corrida. O tempo total da parada, entre entrada e saída dos boxes, precisa ser de no mínimo dois minutos.

CORRIDA
A duração da corrida neste ano é de 50 minutos.

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