Convivo com a S10 desde 2001. Frequentemente foi companheira de trabalho ou viagem, mesmo que nenhuma das que usei, foi efetivamente minha. O modelo tinha ótimas características, mas que tornaram-se obsoletas com as novidades das concorrentes. Nas últimas versões, o acabamento e itens de série já não eram mais os mesmos de outros tempos, pois o foco passou a ser o preço baixo.
|
Nova S10, no trajeto montado pela Chevrolet Metronorte, de Londrina. |
Bom, isto ficou no passado! A nova S10, lançada em fevereiro, trouxe de volta a marca para a briga no segmento. À convite da Chevrolet Metronorte, fiz uma rápida avaliação do modelo, na versão cabine dupla, diesel 4x4, LTZ.
|
O modelo desce esta rampa sem usar freio. |
O modelo chegou totalmente renovado, alinhando-se com as principais concorrentes. Ganhou a dirigibilidade da sua principal concorrente, a Hilux e isto é ótimo. Esta nova geração de pick-ups tem posição de dirigir muito próxima à de um automóvel. Simplificando, ela se comporta como um Cruze de caçamba. Você tem conforto ao dirigir dos sedans, com a desenvoltura no fora de estrada, que as pick-ups trazem.
|
Mesmo em terreno acidentado, a torção é mínima. |
Na rápida avaliação, realizada em um circuito off road montado especialmente para a ação, avaliei o comportamento dinâmico do carro em situação do fora de estrada. Comparando ao modelo anterior, o ganho em rigidez da carroceria é imenso.
|
Desenvolvimento foi liderado pelo Centro de Desenvolvimento da GM do Brasil. |
Não foi possível avaliar seu desempenho, pois a pista não permitia. Mas o torque, aplicado nas subidas íngremes do trajeto, foi percebido. O motor diesel é totalmente novo, mesmo mantendo a cilindrada do anterior, de 2,8l. Desta vez, a própria Chevrolet fabrica o propulsor, que conta com 180cv e 47,9kgfm de torque, disponíveis a 2000 rpm. O motor conta com turbo de geometria variável e equipam tanto a versão com câmbio manual de cinco velocidades, quanto a automática, de seis, avaliada.
|
Picape tem a maior capacidade de carga do segmento, com até 1,3 ton. |
No interior, um bom espaço interno, painel moderno e inspirado no Camaro e boa oferta de equipamentos estão presentes. São diversos porta objetos espalhados pela cabine, facilitando o uso pelos ocupantes. O espaço é para cinco passageiros, que viajam com conforto na frente e com bem menos aperto que a anterior, atrás.
|
CD player, MP3, Bluetooth, entrada auxiliar (12V) e mini-USB; |
No exterior, destaca-se o visual, desenvolvido com influência mundial, mas comandada pelo Centro de Desenvolvimento da GM do Brasil. Ela adota a solução da grade partida, porém com um resultado visual muito bom. A Pick-up como um todo agrada bastante aos olhos, o que é resultado do bom trabalha realizado.
|
A versão LTZ conta com controle de tração e estabilidade. |
|
Caçamba tem capacidade para 1061 l. |
A S10 nunca perdeu a liderança do segmento, mas já não era opção para quem buscava uma pick-up topo de linha, pois as concorrentes ofereciam mais, cobrando pouca diferença por isto. O que mantinha a S10 no topo eram as vendas da versão de entrada. Vamos ver como ficará o mercado agora, com a S10 jogando forte, novamente.
|
Novo motor Chevrolet 2.8 CTDI oferece o maior torque do segmento. |
|
Motor 2.4 FlexPower recebeu melhorias. |
|
Novos câmbios com 5 marchas manual ou 6 automática. |
|
Nova caixa de transferência 4x4. |
|
Três versões de acabamento: LS, LT e LTZ |
|
Garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. |
|
Doze diferentes configurações estão disponíveis. |
|
Cabine Dupla com 1.208 kg de capacidade de carga |
|
Lanterna utilizam LED’s na iluminação. |
|
Carroceria do tipo "body-on-frame" reduz a torção. |
Ficha Técnica S10 Cab. Dupla 2.8CTDI
Motor: Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTDI 4 cilindros
Potência: 180 cv a 3.800 rpm
Torque: 47,9 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: 6L50 - Automática de 6 velocidades
Rodas e Pneus: Rodas 7,0 x 17 e pneus: 255/65 R17
Peso: 2.061 kg
Capacidade de carga:
1.039kg
Tanque de combustível:
76l
Velocidade máxima: 180km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10s3s
Aonde comprar?
Ache a Concessionária Chevrolet mais próxima:
http://www.chevrolet.com.br/tools/localize-uma-concessionaria.html
É agora que a Amarok definha de vez!
ResponderExcluirPior que não. Testei a Amarok e ela janta todas as demais...
Excluir